A Secretaria de Estado da Justiça segue fortalecendo o trabalho de ressocialização por meio da educação, após o recorde com 3.006 inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL).
Na terça-feira (19) saiu o resultado oficial das provas, onde 510 reeducandos foram aprovados e avançaram no nível escolar, sendo 332 no ensino fundamental e 178 no ensino médio.
Além dos aprovados em todas as disciplinas e redação, 975 foram reprovados em apenas uma disciplina, podendo cursa-la de forma modular na unidade prisional, para quem cumpre pena no regime fechado, ou presencial na Escola Padre Morett, para os regime semiaberto e aberto.
O Encceja PPL é gratuito e voluntário, possibilitando a certificação escolar das pessoas privadas de liberdade que não concluíram o ensino fundamental ou médio no tempo correto. O secretário da Sejus, Marcus Rito, destaca que os resultados positivos são alcançados através do trabalho executado pela Gerência de Reinserção Social – Geres e o Núcleo de Educação a Pessoa Privada de Liberdade – Nuedu.