De 2019 a 2025, Rondônia tornou–se uma referência nacional no fortalecimento e na expansão do ensino profissionalizante, sendo o primeiro estado no país a adotar unidades flexíveis itinerantes como uma política pública. O ensino gratuito do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), constitui–se, portanto, em um serviço acessível como saúde, segurança, entre outros benefícios prioritários para a população.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância da qualificação da mão de obra no cumprimento das metas preconizadas no Planejamento Estratégico da gestão estadual. “Nos últimos anos, Rondônia colecionou indicadores positivos, sendo inclusive um dos estados com menor taxa de desemprego no país e essas conquistas são resultados de investimentos em políticas públicas que asseguram o desenvolvimento sócioeconômico”, evidenciou.
Até chegar ao patamar de ser reconhecido nacionalmente e até em outros países, o modelo rondoniense de interiorização da educação profissional passou por significativas etapas.
- Mapeamento das potencialidades regionais
- Lançamento do ensino online
- Aquisição de escolas móveis
- Inauguração da nova sede administrativa do Idep, em Porto Velho
- Instalação de salas descentralizadas no estado
- Fortalecimento da educação rural
- Lançamento de cursos técnicos
- Realização de cursos profissionalizantes em comunidades remotas
- Ensino de novas tecnologias como IA e robótica
- Oferta de cursos técnicos no ensino médio
ESCOLAS MÓVEIS
Com informações do Governo de Rondônia.








