18 de outubro de 2024

Rondônia registra aumento de 4,34% em mortes no trânsito

O Detran-RO divulgou os dados do Anuário Estatístico de Sinistros de Trânsito referente ao ano de 2022, trazendo informações preocupantes sobre a segurança viária no estado. Conforme o relatório, houve um aumento no número de mortes e atropelamentos, acendendo um alerta para a necessidade de ações efetivas para redução dos acidentes.

Em 2021, Rondônia registrou um total de 438 mortes em acidentes de trânsito. Contudo, o ano seguinte foi ainda mais trágico, com 457 mortes, representando um aumento de 4,34% em relação ao ano anterior.

Outro dado alarmante é o aumento de 24,84% no número de atropelamentos. Em 2021, foram registrados 314 casos, enquanto em 2022 esse número saltou para 392. O acréscimo é preocupante, uma vez que os atropelamentos geralmente resultam em consequências mais graves para os pedestres, especialmente idosos e crianças. 

Um fato que chamou a atenção nas estatísticas é o maior envolvimento das mulheres nos acidentes de trânsito. 64,43% dos envolvidos em acidentes eram mulheres, contra 27,11% de homens. Os demais 8,45% dos registros não foi possível identificar o sexo. 

Falta de atenção

Ainda segundo o Anuário Estatístico de Sinistros de Trânsito de Rondônia, a falta de atenção foi apontada como o principal fator desencadeador de acidentes, seguida pela desobediência à sinalização das vias. Em último lugar, a falta de sinalização foi identificada como uma causa significativa. (SGC)