Rondônia recebe exposição de realidade aumentada “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”

peixe-post-madeirao

Rondônia recebe exposição de realidade aumentada “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”

peixe-post-madeirao
olho_dagua_cabo-frio-25

Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de realidade aumentada. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” que estreia em Rondônia, levando diversas ferramentas artísticas e tecnológicas em um Tech-Truck, o caminhão interativo com uma multiplataforma digital. O projeto irá passar por Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Buritis e Ariquemes.

O projeto prioriza espaços acessíveis com escolha de praças e espaços mais planos. Além disso, o caminhão conta com um elevador de acessibilidade para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora.

A exposição é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, produzida pela 3 Apitos Cultura, patrocínio do Instituto AEGEA e apoio das prefeituras locais.

Rolim de Moura será a primeira cidade a receber a exposição entre os dias 26 e 29 de maio. O local escolhido para receber a mostra é a Praça Durvalino de Oliveira. Já entre os dias 2 e 5 de junho a exposição estará em Pimenta Bueno, na Praça dos Pioneiros. De 9 a 12 de junho em Buritis, na Praça Jonas Ferreti; e de 16 a 19 de junho, em Ariquemes.

O Olho D´Água ficará quatro dias em cada cidade. Nas quintas e sextas-feiras o projeto realizará, durante todo o dia, o atendimento de crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino. Aos sábados e domingos, a exposição estará aberta para o público em geral das 14h às 18h. Já às 18h30, aos finais de semana, serão exibidos os filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”, com roda de conversa após as sessões. Todas as atividades são gratuitas.

“A exposição está inteiramente disposta em um Tech-Truck, caminhão desenvolvido exclusivamente para esse projeto, que conta com Cine-Box, cinema de realidade aumentada via óculos 3D, que tem o intuito de promover a imersão absoluta do espectador no tema proposto; quatro instalações artísticas produzidas por artistas renomados convidados; além de estrutura para cinema ao Ar Livre, que será o palco da Mostra Cine ao Ar Livre”, explicou Guilherme Mello, um dos produtores do projeto.

Também produtor do evento, Léo Magnin ressaltou a importância de apresentar a exposição para municípios rondoniense. “Levar esse espaço para Rondônia é muito gratificante e simbólico para nós, especialmente porque estamos falando sobre preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente na Região Amazônica”, comentou.

Mais informações em www.olhodagua.art.br

Programação:

– Dia 26 até 29 de maio – Praça Durvalino de Oliveira. Rolim de Moura, com apoio da Águas de Rolim de Moura

– Dia 2 até 5 de junho – Praça dos Pioneiros, Pimenta Bueno, com apoio da Águas de Pimenta Bueno

– Dia 9 até 12 de junho – Praça Jonas Ferreti. Buritis, com apoio da Águas de Buritis
– Dia 16 a 19 de junho – Ariquemes, com apoio da Águas de Ariquemes