Temas debatidos: alinhamento com diretrizes nacionais, aperfeiçoamento de metodologias pedagógicas, entre outros
O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou da 24ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) 66 – Educação Fiscal e da 93ª reunião do Grupo de Educação Fiscal (GEF), realizadas nos dias 9 e 10 de outubro de 2025, em Porto Alegre (RS). O evento integrou a programação da Semana Fazendária e reuniu representantes de unidades federativas de todo o país para discutir e alinhar diretrizes nacionais voltadas à cidadania tributária, transparência fiscal e formação de professores e estudantes.
A presença da Seduc na reunião reforça o compromisso do Estado com o fortalecimento das ações de Educação e Cidadania Fiscal em Rondônia, promovendo o intercâmbio de experiências e a atualização de políticas públicas. Entre os objetivos estão o aprimoramento da inserção da Educação Fiscal na rede estadual de ensino, a troca de boas práticas e o fortalecimento do trabalho conjunto entre a Seduc, a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e demais órgãos parceiros.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que a Educação Fiscal é uma ferramenta essencial para a formação cidadã. “Incentivar nossos estudantes a compreenderem o papel dos tributos e o funcionamento da gestão pública é investir em uma geração mais consciente, participativa e comprometida com o desenvolvimento do nosso estado”.
A secretária de Estado da Educação, Albaniza Oliveira ressaltou que a Educação Fiscal contribui diretamente para a qualidade da aprendizagem e o exercício da cidadania. “A Seduc tem atuado de forma integrada para que a Educação Fiscal esteja presente no cotidiano escolar, formando professores e estudantes mais críticos e engajados nas discussões sobre a aplicação dos recursos públicos”, pontuou.
A gerente de Temas Contemporâneos Transversais da Seduc, Pura Moreno, que representou Rondônia no evento avaliou a participação como estratégia para a consolidação das políticas públicas educacionais na área. “Foi uma oportunidade de alinhar práticas, trocar experiências e fortalecer a integração entre os estados. A Educação Fiscal é um instrumento fundamental para o desenvolvimento da consciência cidadã e para a construção de uma sociedade mais justa e transparente”.
Durante o encontro, foram debatidos temas, como: alinhamento com diretrizes nacionais, aperfeiçoamento de metodologias pedagógicas, capacitação de profissionais da educação e disseminação do conhecimento sobre responsabilidade fiscal.
O post Rondônia participa de reunião nacional sobre Educação Fiscal durante Semana Fazendária em Porto Alegre apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.