Familiarizado cada vez mais com as facilidades que a tecnologia oferece, o criador de gado e peixe de Rondônia está deixando de ir aos escritórios da Idaron para emitir a Guia de Transporte Animal (GTA), optando pela emissão deste documento em casa mesmo, pela internet, com rapidez e segurança, e sem a necessidade de validá-lo na sede do órgão.
Documento fundamental para o transporte de bovinos e peixes, conforme explica o médico veterinário Ney Carlos Dias de Azevedo, coordenador de Trânsito Animal da Autarquia, Rondônia já emite 210 GTAs online mensalmente, com previsão de um aumento dessas emissões, que desburocratizam a relação com o produtor.
Desde 2016 o Estado adotou esta ferramenta para tornar mais dinâmica a emissão do documento. O processo para cadastramento do produtor é muito simples. Aquele que vai emitir o GTA online pela primeira vez deve procurar o escritório da Idaron onde sua propriedade está cadastrada para criar a senha de acesso ao GTA online. Isto feito o interessado passa a emitir a guia online a partir de sua própria residência acessando o banner “GTA ONLINE” que se encontra no portal da agência (http://www.idaron.ro.gov.br/Portal/).
Vale lembrar que o GTA online tem uma finalidade bem específica e direta, resumindo-se ao transporte de animais destinados aos frigoríficos para abate, sendo, por conseguinte, indispensável e deve acompanhar a carga de bovinos e peixes dentro e fora do Estado de Rondônia.