Governo busca expertise do CEiiA em áreas como Clima e Saúde, Florestas e Cidades Inteligentes
Em um passo estratégico para o futuro do estado, o Governo de Rondônia assinou um “Protocolo de Intenção” com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), referência mundial em inovação e tecnologias sustentáveis. A colaboração visa impulsionar o desenvolvimento sustentável de Rondônia em áreas como Clima e Saúde, Clima, Florestas e Serviços de Ecossistemas, Mobilidade Urbana, Cidades Inteligentes e Cadeias Logísticas Associadas.
Ação reforça compromisso com a sustentabilidade
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, presente na assinatura do protocolo em Portugal, destacou o compromisso do estado com a sustentabilidade. “Estamos buscando o que há de melhor em inovação e tecnologia para fortalecer a sustentabilidade em Rondônia”, disse Rocha. “Acreditamos que um futuro mais próspero se faz com a integração entre o cuidado com o meio ambiente, o clima e o desenvolvimento econômico, combinados ao emprego de inovações tecnológicas”, completou.
Iniciativas focadas em dados, adaptação climática e cidades inteligentes
O protocolo prevê diversas ações concretas, como:
- Tratamento de dados geoespaciais e consultoria para planos de ação voltados à adaptação climática
- Desenvolvimento de políticas e projetos que mitiguem as emissões de carbono na mobilidade urbana
- Promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Sequestro de CO2: oportunidade para Rondônia
Após a assinatura do protocolo, o governador se reuniu com representantes do CEiiA e da Comissão de Coordenação da Região Norte de Portugal (CCDR-N) para discutir um projeto sobre Sequestro Florestal de CO2. A iniciativa, que visa amenizar o aquecimento global, apresenta grande potencial para Rondônia, dada a sua rica cobertura florestal.
Relevância econômica e ambiental
A remoção de poluentes atmosféricos, além de benefícios climáticos e ambientais, impacta positivamente o desenvolvimento, favorecendo atividades econômicas e dando sustentabilidade aos negócios.