A presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Rolim de Moura (Recicoop), Lucineide Santos, está comemorando uma conquista que representa um salto para o município em se tratando de meio ambiente: a liberação de R$ 429.750,00 oriundo de recursos viabilizados pelo senador Confúcio Moura (MDB/RO), via Ministério do Desenvolvimento Regional. Os recursos se destinam ao fomento da coleta, triagem e reciclagem de materiais recicláveis e, sobretudo, ao apoio às organizações que reúnem os trabalhadores e trabalhadoras que atuam no setor.
Barracão
Segundo Lucineide, o recurso será destinado para a construção de um barracão de triagem e armazenamento da Cooperativa, que reúne 22 pessoas, somando 18 famílias, algumas vindas do lixão da cidade, e que trabalham com a coleta de materiais recicláveis nos bairros e comércio local. “O que muita gente chama de lixo é o que garante a renda e a ocupação dos nossos trabalhadores e trabalhadoras”, diz a gestora da Recicoop.
Mais renda
O espaço próprio a ser construído, complementa Lucineide, além de dar dignidade às famílias, vai gerar mais renda para o município, abrindo mais vagas para outros catadores. “É uma alegria muito grande sabermos que viemos do lixão e agora estamos sendo reconhecidos e valorizados através do senador Confúcio Moura. Estamos muito felizes. Não vemos a hora dessa construção ficar pronta, porque é um sonho, não só dos catadores de Rolim de Moura, mas de todo do Estado, que sonham em ter o seu próprio espaço de triagem, seus próprios equipamentos e máquinas que tanto precisam”, relata Lucineide emocionada em vídeo gravado especialmente para agradecer o senador.








