Informação é com a gente!

25 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

25 de janeiro de 2026

Riqueza de bilionários atinge novo recorde em 2025, revela estudo

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

Fortuna dos bilionários explode em 2025, aprofundando desigualdade e ameaçando a democracia, aponta relatório da Oxfam

A fortuna dos bilionários alcançou um patamar inédito em 2025, “minando a liberdade política” e exacerbando a desigualdade global, conforme o relatório anual “Resistir ao domínio dos mais ricos”, divulgado nesta segunda-feira (19) pela ONG Oxfam. O documento critica a política do presidente americano Donald Trump e coincide com o início do Fórum Econômico em Davos, na Suíça.

De acordo com o relatório, os 12 bilionários mais ricos detêm mais riqueza do que a metade mais pobre da população mundial, o que equivale a cerca de quatro bilhões de pessoas. Em 2024, o mundo registrou pela primeira vez mais de 3.000 bilionários, somando uma fortuna total de US$ 18,3 trilhões, segundo a Oxfam.

O patrimônio desses indivíduos cresceu 16,2%, um ritmo três vezes superior ao dos cinco anos anteriores, enquanto a redução da pobreza tem desacelerado desde a pandemia de 2020. A Oxfam ressalta que o acúmulo de riqueza permite aos ultrarrricos influenciar instituições e controlar meios de comunicação, “minando a liberdade política e corroendo os direitos da maioria”.

A ONG estima que os ultrarrricos têm cerca de 4.000 vezes mais chances de ocupar cargos políticos do que cidadãos comuns. Nos Estados Unidos, o governo de Donald Trump conta com o apoio de diversos bilionários. “Isso pode ser observado nos EUA com o envolvimento de bilionários, em particular o de Elon Musk, nas eleições americanas. Estima-se que 1 em cada 6 dólares gastos por candidatos e partidos políticos em 2024 nos Estados Unidos venha de doadores bilionários”, afirma Layla Abdelké Yakoub, representante da ONG. “Também percebemos que, nos Estados Unidos, uma política que conta com o apoio dos mais ricos tem 45% de probabilidade de ser adotada, enquanto, quando eles se opõem, ela tem apenas 18%. Isso está ligado a uma série de medidas tomadas ao longo do tempo, mas também ao monopólio da mídia, das redes sociais e da inteligência artificial”, completa a OXFAM.

Em protesto em Davos, manifestantes da Juventude Socialista Suíça criticaram a presença de Trump no Fórum Econômico, sob o lema “No World Economic Forum – Stop Trump”. A vice-presidente da Juventude Socialista, Nathalie Ruoss, denunciou que o Fórum é um espaço onde “as pessoas mais poderosas e ricas do mundo se reúnem para discutir o nosso futuro, tomar decisões sobre ele — sobre a economia ou o clima, que afetam todos — e fazem isso sem qualquer legitimidade democrática”.

O relatório da Oxfam alerta para um “círculo vicioso” em que as desigualdades econômicas e políticas aceleram a erosão dos direitos e da segurança das pessoas. Com a aproximação das eleições legislativas americanas, reduções de impostos para empresas e famílias estão previstas, e multinacionais americanas conseguiram isenção de uma taxa mínima internacional. A Oxfam defende a limitação do poder dos ultrarrricos, a tributação justa e a proibição do financiamento de campanhas políticas por eles. “Diante dessas reações da população exausta e irritada com tanta desigualdade, ocorreram respostas autoritárias e violentas. O X é usado para rastrear, punir, sequestrar e torturar críticos do governo. Até onde alguns governos estão dispostos a ir para proteger os interesses dos ultrarricos às custas de sua população?”, questiona Abdelké Yakoub.

Com informações do G1

Página inicial / Economia / Riqueza de bilionários atinge novo recorde em 2025, revela estudo