O nível do Rio Acre subiu e ultrapassou a cota de alerta nos municípios de Rio Branco (13,57 m) e Brasileia (10,02 m), no Acre, devido às chuvas recentes na bacia. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) emitiu boletins de alerta hidrológico para monitorar a situação.
De acordo com o pesquisador do SGB, Artur Matos, a bacia do Rio Acre ainda não havia se recuperado das chuvas do final de 2023 e as precipitações contínuas desde o dia 9 de janeiro, intensificadas nos dias 12 e 13 em Rio Branco e Brasileia, foram determinantes para o aumento do nível do rio. Há tendência de elevação contínua.
A previsão é de que as chuvas nos próximos dias possam acelerar a subida dos níveis em Brasiléia, Xapuri e Rio Branco. O SGB iniciou a emissão de boletins de alerta na terça-feira (13) para informar sobre os níveis previstos e auxiliar as Defesas Civis e órgãos municipais na prevenção e apoio às populações.
O monitoramento em tempo real pode ser acompanhado pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre (SAH Acre). O SGB opera cerca de 80% das estações de monitoramento da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) e disponibiliza informações atualizadas diariamente na plataforma SACE.

“Além disso, temos registrado chuvas sistemáticas na região desde o dia 9 de janeiro. Eventos pontuais mais intensos, como o do dia 12 na capital e o do dia 13 em Brasiléia, foram determinantes para que os rios atingissem novamente a cota de alerta”, explica Artur Matos.
Com informações do Portal Amazônia.







