O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza neste fim de semana a segunda fase do exame Revalida, uma avaliação essencial para a validação de diplomas médicos obtidos fora do Brasil.
Esta etapa do Revalida é composta por provas práticas de habilidades clínicas e só é aplicada aos médicos que tiveram sucesso na primeira fase, compreendida por avaliações objetivas e discursivas.
Nos testes deste sábado e domingo, os candidatos serão avaliados em áreas fundamentais da medicina, como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, além da medicina da família. Conforme as diretrizes do Inep, a pontuação mínima necessária para a aprovação é de 60,722 em um total de 100 pontos.
A obtenção da aprovação no Revalida confirma que o diploma médico adquirido no exterior está em conformidade com as normas e exigências das universidades brasileiras.
No Brasil, as competências requeridas para a prática médica abrangem atendimentos em ambientes de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária. Essas competências são fundamentadas na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina e na legislação pertinente à profissão.