Resistência e Cultura: Deputada Cláudia de Jesus visita projetos de capoeira em Ji-Paraná

peixe-post-madeirao-48x48

Resistência e Cultura: Deputada Cláudia de Jesus visita projetos de capoeira em Ji-Paraná

peixe-post-madeirao

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) reafirmou seu compromisso com a cultura afro-brasileira ao visitar três projetos socioesportivos de capoeira em Ji-Paraná nesta semana.

Os projetos sociais estão localizados na Comunidade Santa Maria Goretti (bairro Primavera), Comunidade Imaculada Conceição (bairro Nova Brasília) e Comunidade São Luiz Gonzaga (bairro Capelasso), atendem aproximadamente 200 crianças e adolescentes. 

Destaque

Durante sua visita, a deputada foi recebida pelos mestres Azulão, estagiário Bem-Te-Vi e Pascoal, figuras de destaque na promoção da capoeira e seus valores culturais. 

Manifestação

Reconhecida por seu apoio a entidades comunitárias, a deputada destacou a importância dessas iniciativas de capoeira para o desenvolvimento dos bairros. “A capoeira, manifestação cultural afro-brasileira, carece de incentivo público, apesar de seu reconhecimento internacional. A capoeira é mais do que uma dança, é uma luta, cultura e arte que simboliza a resistência histórica e atual”, disse.

Geração

 Rondônia abriga diversos grupos de capoeira que, ao longo dos anos, passaram seus ensinamentos de geração em geração, porém, nunca receberam apoio governamental. Muitas vezes, a capoeira é praticada em comunidades mais carentes, desempenhando um papel social relevante.