//

Residenciais populares de Porto Velho recebem reforço na segurança com instalação de totens

peixe-post-madeirao-48x48

Residenciais populares de Porto Velho recebem reforço na segurança com instalação de totens

peixe-post-madeirao

Com o objetivo de fortalecer as ações da segurança pública, o governo de Rondônia instalou sistemas de monitoramento interativo (totens) em quatro conjuntos habitacionais de Porto Velho. A ação foi concluída na terça-feira (18), e os moradores foram orientados sobre o funcionamento e a importância dos equipamentos, que deverão contribuir para a redução dos índices de criminalidade nos locais instalados. O sistema possui duas funções principais, promover o monitoramento por câmeras e o contato direto do cidadão com o Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

Visão total

Conforme o diretor do Centro Integrado de Operações, tenente-coronel PM Alex Miranda, os postos de segurança, conhecidos como totens, funcionam 24 horas. Cada um possui entre quatro e cinco câmeras fixas, com visualização em 360°, o que garante uma visão total da área. Além de câmera com tecnologia de zoom avançado, o sistema permite a comunicação com a população mediante alertas sonoros em situações emergenciais, e mensagens orientativas de segurança. Também há no totem um botão de emergência.

‘‘Todo cidadão, diante da necessidade de um atendimento de emergência em decorrência de ter sido vítima de um crime, como exemplo o roubo de celular, pode fazer a denúncia acionando o botão de emergência do totem; e será atendido por uma equipe policial. É mais um recurso do governo de Rondônia utiliza para fortalecer a segurança pública com ostensividade, e ampliar a comunicação junto à população’’, pontuou o diretor do Ciop.

PRÁTICAS INOVADORAS – Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os totens fazem parte das boas práticas inovadoras do governo do estado. ‘‘Com essa tecnologia é possível monitorar e identificar as situações de riscos em tempo real, e agir de forma rápida e efetiva na proteção do cidadão’’, salientou.

Segundo o secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital, os totens funcionam como um posto policial avançado, conectado diretamente ao Ciop, e monitorando tudo em tempo real, 24 horas por dia. “É uma ferramenta para inibir o crime e solucionar ocorrências com mais eficiência”, ressaltou.