Sete animais silvestres foram resgatados em Manaus, no dia 14 de outubro, graças à mobilização da população e à ação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). As ocorrências foram registradas em diversos bairros da cidade, com animais feridos ou em situação de risco.
Entre os animais resgatados estão um filhote de ave ainda não identificado, uma iguana, um urubu, um gavião-carijó, um periquito-de-asa-branca, um pariri e uma corujinha-do-mato. Os resgates foram realizados nos bairros Flores, Santo Antônio, Aleixo, São José Operário, Colônia Antônio Aleixo, Crespo e Santa Etelvina.
Em Presidente Figueiredo, a estudante de Enfermagem Maria Antonieta encontrou um filhote de ave e o cuidou até a chegada da equipe do Ipaam. Já no Santo Antônio, duas militares resgataram uma iguana ferida após ser atropelada. No Aleixo, um técnico de segurança do trabalho acionou o órgão após encontrar um filhote de urubu em uma empresa de sucatas.
Outros casos incluem um gavião-carijó ferido no São José, um periquito-de-asa-branca machucado na Colônia Antônio Aleixo, um pariri que bateu em um vidro no Crespo e uma corujinha-do-mato debilitada no Santa Etelvina.
De acordo com o assessor ambiental da Gfau, Gilson Tavernard, a identificação de filhotes de aves pode ser difícil devido à falta de características definidas nessa fase. O Ipaam reforça a importância de acionar a Gerência de Fauna (Gfau) pelo WhatsApp (92) 98438-7964, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, para solicitar o resgate de animais silvestres.
Todos os animais resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde receberão atendimento veterinário e, após a reabilitação, serão devolvidos ao seu habitat natural.