A busca para garantir água potável e, consequentemente, mais saúde a dezenas de famílias na Reserva Rio Pacaás Novos continua. Após ser diagnosticada a necessidade de perfuração de poços artesianos para atender aos moradores, a missão agora tem se concentrado na aquisição de recursos para efetuar o serviço.
Quem tem liderado a iniciativa é a deputada estadual Dra. Taíssa (PSC) que, no início deste mês, protocolou uma indicação parlamentar à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), solicitando a perfuração de poços artesianos e a aquisição de filtros a mais de 50 famílias ribeirinhas e extrativistas que vivem dentro da reserva.
“Após efetuarmos o pedido, a Sedam nos informou que não dispõe, no momento, de recursos financeiros para a realização do processo licitatório para a construção dos poços. Sabendo disso, nós solicitamos ao senador Confúcio Moura a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,3 milhão para atender ao projeto. O senador tem sido um grande parceiro em muitas de nossas ações, desde que iniciamos o mandato, e acredito que seja a pessoa certa para ajudar esse sonho a sair do papel”, afirma a deputada.
A Reserva Extrativista do Rio Pacaás Novos, em Guajará-Mirim, é uma das maiores em extensão do estado e abriga, atualmente, seis comunidades de famílias tradicionais que praticam o extrativismo de castanha, lavoura branca e tendo o histórico de produção de borracha natural.
Comunidades
A Resex do Rio Pacaás tem sido uma preocupação constante da parlamentar. Em abril deste ano, Dra. Taissa visitou, pessoalmente, algumas comunidades dentro da reserva e chegou a liderar uma grande mobilização para levar água potável e mantimentos durante a cheia de rios da região.
“A falta de água potável impossibilita muitas famílias a realizarem atividades básicas do dia a dia. A ação que tomamos em abril foi emergencial, mas a proposta enviada ao Governo do Estado é permanente e vai mudar a vida de mais de 50 famílias”, afirmou a parlamentar na época.