O curso de barbearia foi aplicado nas modalidades teórica e prática
Com o objetivo de reintegrar pessoas privadas de liberdade através da educação, o governo de Rondônia realiza cursos profissionalizantes, por meio de as atividades que acontecem nas unidades prisionais do estado. A ação promove a qualificação da mão de obra apenada para desenvolver trabalhos ao longo e após o cumprimento de pena.
No dia 15 de outubro foi iniciado, em Ji-Paraná, o curso de Costura de Bolas, para 12 internos da Penitenciária Regional Dr. Agenor Martins de Carvalho, e na terça-feira (22), 21 reintegrandos foram certificados no curso de Barbearia, no Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, em Porto Velho.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações no âmbito educacional são fundamentais para incentivar os internos a permanecer exercitando as atividades laborais após a reinserção à sociedade.
Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, investir em capacitações é de suma importância à reintegração social dos internos, além de diminuir a ociosidade no cumprimento de pena, e ainda oferece uma profissão a ser exercida de maneira qualificada, levando o sistema penal de Rondônia a posições de evidência, como por exemplo, o destaque nacional na quantidade de internos desenvolvendo atividades laborais pela segunda vez consecutiva.
COSTURA DE BOLAS
O curso possui carga horária de 250 horas, e vem sendo aplicado pelo instrutor e coordenador do projeto Pintando a Liberdade (PPL), Elias Rodrigues, durante 8 horas por dia. A qualificação é promovida a 12 internos do regime fechado, da Penitenciária Regional Dr. Agenor Martins de Carvalho, em Ji-Paraná.
O objetivo do curso é capacitar os internos para que as atividades do PPL sejam desenvolvidas na unidade, além de promover uma nova profissão, garantindo também, a expansão do projeto, para que se consiga atender a mais pessoas da sociedade.
CERTIFICAÇÃO BARBEARIA
As certificações do curso profissionalizante de Barbearia, aconteceram após a aplicação de 160 horas de aula, pela instrutora, Daiana Marques, no Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, na Capital e capacitou 21 internos do regime fechado. As aulas práticas foram desenvolvidas na barbearia da unidade, e durante as atividades, os alunos contaram com a colaboração dos demais reeducandos da unidade, que foram voluntários dos procedimentos de barbearia.
A qualificação ocorreu através da parceria entre a Sejus e o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).
As aulas dos cursos de barbearia são realizadas nas unidades
BARBEARIA NAS UNIDADES
Para melhorar a realização de capacitações dos segmentos de beleza, foram equipadas em 8 unidades prisionais do estado, salas com materiais de barbearia. Com investimento de R$ 67.630,24 (sessenta e sete mil, seiscentos e trinta reais e vinte e quatro centavos) do Fundo Penitenciário (Fupen), o governo de Rondônia disponibilizou as salas para promoção das aulas práticas.
As salas estão localizadas:
Centro de Ressocialização Vale do Guaporé;
Penitenciária Estadual Aruana;
Casa de Detenção de Jaru;
Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste;
Penitenciária Regional DR Agenor Martins de Carvalho;
Centro de Ressocialização de Alvorada do Oeste;
Casa de Detenção de São Miguel do Guaporé; e
Casa de Detenção de Costa Marques.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Reintegrandos do sistema prisional de Rondônia recebem cursos profissionalizantes e certificações apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.










