20 de setembro de 2024

Reintegração através da Arte: Espetáculo “Bizarrus” é apresentado nas unidades prisionais de Porto Velho

peixe-post-madeirao-48x48

Reintegração através da Arte: Espetáculo “Bizarrus” é apresentado nas unidades prisionais de Porto Velho

peixe-post-madeirao

Peça encenada pelos reeducandos, evidencia a criatividade e o potencial artístico dentro do sistema prisional

Para fortalecer a ressocialização através da arte, o governo de Rondônia promoveu o espetáculo “Bizarrus”, peça teatral encenada por reeducandos do sistema prisional, nos dias 18 e 19 de setembro, na Penitenciária Estadual Milton Soares de Carvalho, em Porto Velho. O projeto visa demonstrar que a cultura pode ser uma poderosa ferramenta de reintegração social. Durante a exibição, os apenados puderam refletir e identificar sobre as histórias contadas. A ação incentivou diálogos sobre a vida, escolhas e oportunidades.

Executada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas (Vepema) e Associação Cultural e do Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda), a ação objetiva entreter, além de promover a reflexão e o autoconhecimento entre os próprios apenados, contribuindo na redução da reincidência criminal.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o relevante alcance social da iniciativa. “A ação reforça os investimentos do governo na reintegração social no sistema prisional, promovendo uma cultura de não violência, refletindo em uma sociedade mais segura. A arte, através do peça Bizarrus, tem transformado muitas vidas.”

A diretora de políticas penais da Sejus, Larissa Guedes, presente na apresentação, destacou que o espetáculo serve para demonstrar aos internos, de forma prática, como a iniciativa, que capta atores no sistema prisional, pode impactar de maneira positiva a vida de cada um. “O trabalho da equipe técnica é canalizar, às vezes, os sentimentos ruins para um trabalho voltado à arte, para reflexões de história de vidas destes, mas que representa também, a história de vida de vocês.”

AUTOCONHECIMENTO 

O espetáculo é resultado de um trabalho intenso de ensaios e dedicação, no qual os participantes podem explorar habilidades artísticas e expressar de maneira inovadora, a promoção do autoconhecimento dos internos no sistema socioeducativo.

O espetáculo “Bizarrus”, que faz parte do projeto “Iluminar para contemplar” da Acuda, está inserido no projeto Reabilitando pela Arte, no qual a Sejus é responsável por custear as atividades exercidas pelos componentes do projeto. O enredo da peça visa impactar o público e seus participantes, mostrando o que acontece quando se pratica um ato criminoso.

A ação ressalta que a arte pode ser um instrumento poderoso de mudança e ressocialização. Ao permitir que reeducandos se expressem e compartilhem vivências, o projeto contribui para construção de um futuro mais inclusivo.

Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, o Bizarrus contribui no processo de reintegração e promove a cultura dentro das unidades prisionais, sendo uma forma de dar voz e esperança aos internos que atuam, e também ao público que assiste, pois conhecem outra vertente do sistema prisional, como as ações de reintegração social por meio da arte.

PROGRAMAÇÃO

O espetáculo segue com a programação no mês de outubro, entre os dias 8 e 9, na Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso, na Capital. Contando com uma hora e meia de duração, a peça é encenada por 26 reeducandos do sistema prisional do estado.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Reintegração através da Arte: Espetáculo “Bizarrus” é apresentado nas unidades prisionais de Porto Velho apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.