Organizado pela professora Maria Lindomar dos Santos, o livro “Assim Eram Nossa Escolas” é um registro histórico inédito da época em que, dar aula, era um desafio por amor a causa. Sem material didático e sem qualquer tipo de estrutura, as precárias escolas de Cacoal formaram o conhecimento e proporcionaram a educação para pioneiros que hoje são destacados profissionais em diversas áreas de atuação.
O lançamento está marcado para as 20h de sexta-feira, no Teatro Municipal de Cacoal.
O livro reúne relatos escritos por 20 educadores que, na época do Território Federal de Rondônia, aceitaram o desafio por amor a educação. De acordo com a organizadora professora Maria Lindomar dos Santos, “após conversa em um grupo de mensagens, com mais de 100 participantes, todos professores do Território Federal de Rondônia, um grupo de 20 professores decidiu escrever as histórias vividas nas décadas de 1970 e 1980”.
Maria Lindomar já organizou 16 livros na carreira acadêmica e de pesquisadora, mas assegurou que esta é uma obra mais emocionantes que já produziu. “Com certeza, essa obra pode inspirar outras produções. Já imaginou o livro: Assim eram nossas TVs, jornais, nossos hospitais e muito mais. A nova geração precisar conhecer os desafios enfrentados por todos que aqui passaram,” declarou.
Homenagem – O livro é dedicado a os profissionais da educação que vivenciaram, na época, a difícil tarefa de ensinar e transformar a sociedade, em especial, à saudosa professora, historiadora e artista plástica Maria de Lourdes Kemper do Prado que, como todos os demais professores, ajudou a escrever a história da educação do município de Cacoal, bem como os ensinou a mantê-la viva.
Honoris Causa – A professora Maria Lindomar dos Santos recebeu, em novembro do ano passado, o Título de Doutor Honoris Causa, em Brasília. A cacoalense é Mestre em Educação, pedagoga, professora de línguas inglesa e italiana, licenciada em música, professora de piano, flauta doce, teclado, e técnica vocal, escritora, historiadora e organizadora de livros.
Servidora do ex-Território Federal de Rondônia, Maria Lindomar exerceu as funções de diretora, supervisora, orientadora e professora de Língua Estrangeira Moderna- Inglês, no ensino fundamental e médio. Foi professora do Telecurso 2000 e professora do Ensino Superior, com trabalho desenvolvido na Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Cacoal. Foi presidente da Fundação Cultural de Cacoal de 2008 a 2012, coordenadora e professora do projeto Música nas Escolas, orientadora da Escola Estadual de Ensino Médio Josino Brito e coordenadora do projeto FERA e do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI.
Venda – O livro é uma produção independente e a venda de exemplar será durante o evento ou por encomenda pelo @mlindomarlivros.