Informação é com a gente!

25 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

25 de dezembro de 2025

Recenseadores são capacitados para levantamento da população em situação de rua

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

Servidores e acadêmicos de psicologia concluíram, quinta-feira (17), uma capacitação para a realização do Censo Rua 2021. O treinamento aconteceu no auditório da Universidade Federal de Rondônia (Unir Centro). A pesquisa vai contribuir para que a Prefeitura de Porto Velho formule políticas públicas para atender demandas deste segmento. O treinamento foi realizado pela Secretaria de Assistência Social e da Família (Semasf).

O último censo nacional da população em situação de rua aconteceu em 2008. Em Porto Velho, o levantamento aconteceu pela última vez em 2016, quando foi constatado que 116 pessoas viviam nestas condições, sendo 85% homens e 78% entre a faixa de 18 a 59 anos.

A proposta da pesquisa é quantificar e investigar as características das pessoas em situação de rua. As informações colhidas serão utilizadas na formulação de políticas públicas dirigidas a essa população.

“Queremos saber quantos, onde estão e quem são estas pessoas para a produção de indicadores sobre a problemática. A partir daí poderemos apresentar aos gestores os resultados para inserção no orçamento do município com foco em projetos voltados a este público”, explicou Giovany Lima, psicólogo e técnico de referência do Serviço Especializado de Abordagem Social.

Segundo ele, atualmente não existe número exato deste grupo social. A estimativa que 250 pessoas estejam em situação de rua atualmente em Porto Velho. Hoje a Semasf mantém um projeto de Segurança Alimentar e Higienização para a população em situação de rua em parceria com a Arquidiocese de Porto Velho, onde são fornecidas 180 refeições diariamente, além de possibilidade de banho e lavagem de roupa.

Os recenseadores receberam informações sobre a Política Nacional Para a População em Situação de Rua, sobre como traçar perfis de demanda, didática sobre o questionário e como aplicá-lo.

O censo será uma experiência importante, segundo Lua Clara Melo Fernandes, acadêmica do 10º período de psicologia da Unir. “Entrei no censo por conta do estágio no serviço especializado. Foi meu primeiro contato com este público. Acho que este serviço tem possibilitado o entendimento da psicologia nesta área social, afinal, a psicologia faz parte de muitas discussões sobre políticas públicas”, revelou a acadêmica, que compõe a equipe da pesquisa.

A estimativa da Semasf é de que o Censo Rua 2021 seja executado em meados de julho.

Página inicial / Porto Velho / Recenseadores são capacitados para levantamento da população em situação de rua