A Receita Federal do Brasil informou, nesta sexta-feira (31), a prisão em flagrante de 27 pessoas e a apreensão de mais de R$ 160 milhões em mercadorias ilegais, em resultado de uma operação contra o contrabando.
A ação, denominada Operação Fronteira, é executada anualmente desde 2021 e visa intensificar a vigilância e repressão em pontos de fronteira terrestre, marítima e aérea. Mobilizou cerca de 400 servidores do Fisco e integrantes de diversos órgãos parceiros entre os dias 20 e 31 de outubro.
Principais resultados da operação:
- 3,5 toneladas de drogas, incluindo 600 quilos de cocaína;
- 215 mil litros de bebidas clandestinas;
- Uma aeronave com mais de 500 smartphones contrabandeados, apreendida em Porto Belo (SC);
- 220 veículos;
- Frustração do roubo de mil pistolas armazenadas em um posto alfandegário;
- Interdição de um prédio de 20 andares em Belo Horizonte, sob suspeita de lavagem de dinheiro, sonegação e contrabando. As mercadorias apreendidas neste local somam, inicialmente, R$ 50 milhões, podendo o valor aumentar.
A operação também resultou no fechamento de um laboratório clandestino que fabricava canetas emagrecedoras falsificadas de uma marca conhecida. Segundo a Receita, as substâncias encontradas eram armazenadas em condições inadequadas. O laboratório operava sob a fachada de uma loja de celulares.
A Receita Federal busca desmantelar a estrutura do crime organizado, que utiliza a logística de ingresso de mercadorias ilegais para introduzir drogas, armas, cigarros, bebidas e medicamentos falsificados. A Operação Fronteira está alinhada com o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que envolve 18 órgãos e promove a integração federativa na faixa de fronteira e na costa marítima.
“Graças ao compartilhamento de inteligência e potencialização do uso de recursos, a ação consegue atingir estruturas importantes para o crime organizado”, informou a Receita Federal.
Para mais informações sobre a Receita Federal, acesse: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br
Para denunciar crimes de contrabando, acesse: https://www.gov.br/mjsp/pt-br/assuntos/combate-ao-crime-organizado/denuncia











