A Receita Federal abre a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda (IR) referente ao mês de outubro a partir das 10h de sexta-feira (24). Os pagamentos serão efetuados em 31 de outubro.
Este lote abrange restituições de declarações de 2025 transmitidas fora do prazo, mas com pendências resolvidas pelos contribuintes, além de restituições residuais de exercícios anteriores. O valor total a ser restituído é de R$ 602,9 milhões, beneficiando 248.894 contribuintes.
Prioridades no recebimento
Do montante total, R$ 349,3 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal:
- 6.627 idosos acima de 80 anos
- 36.714 contribuintes entre 60 e 79 anos
- 5.040 contribuintes com deficiência física ou mental, ou com moléstia grave
- 10.871 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério
- 158.775 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via PIX
- 30.867 outros contribuintes
Como consultar
Para consultar a restituição, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br) e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, selecionar a opção “Consultar a Restituição”.
A página oferece orientações e canais de atendimento, permitindo uma consulta simplificada ou completa através do extrato de processamento, acessível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Em caso de pendências na declaração, o contribuinte poderá retificá-la para corrigir as informações.
Malha fina e resgate
Durante a consulta, o contribuinte também poderá verificar se sua declaração está na “malha fina”. Para isso, deve acessar o “extrato” do Imposto de Renda no e-CAC e, na aba “Processamento”, selecionar “Pendências de Malha”.
A Receita Federal informa que o pagamento será feito em conta bancária de titularidade do contribuinte. Caso haja problemas nos dados bancários, o cidadão poderá reagendar o crédito através do site do Banco do Brasil ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Se o valor não for resgatado em um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, no menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.