Com o objetivo de formar recursos humanos, transferir o conhecimento para ações tecnológicas envolvendo os arranjos produtivos locais e apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas ou privadas, e sem fins lucrativos, a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), completa 14 anos na sexta-feira (25). Para enaltecer ainda mais essa data, inicia nesta quarta-feira (23) o III Simpósio de Ciência e Pesquisa (Simfap), e segue até 25 de julho.
O simpósio será realizado no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE), As inscrições podem ser feitas por meio do link https://forms.gle/v92pn1Zdm7DWiYm16. A programação completa será divulgada e atualizada pela pelas redes sociais da Fapero, o evento será transmitido pelo canal da Fapero no YouTube, possibilitando a participação da sociedade.
O presidente da Fapero, Paulo Renato Hadadd destaca que a iniciativa reforça o compromisso do governo de Rondônia, com o incentivo à pesquisa, à inovação e à transparência científica, consolidando o Simfap como um espaço estratégico de aproximação entre a sociedade e o meio científico, além de representar um instrumento de prestação de contas dos investimentos realizados. “A celebração do aniversário da Fapero ganha ainda mais significado ao ser marcada pela divulgação dos investimentos, das pesquisas fomentadas e dos resultados alcançados nos últimos anos — uma forma de evidenciar o compromisso institucional com o desenvolvimento científico e tecnológico de Rondônia,” pontuou.

A Fapero recebe do governo do estado incentivo à pesquisa, à inovação e à transparência científica
O objetivo do simpósio é promover a integração da pesquisa entre a sociedade e a comunidade científica, por meio da divulgação de resultados de pesquisas fomentadas pela Fapero. O Simfap firmou-se como um espaço relevante para o compartilhamento de saberes, a discussão de temas ligados à ciência, tecnologia e inovação, além de promover a aproximação entre a sociedade e a comunidade científica.
PROGRAMAÇÃO
Este ano, o simpósio terá uma noite de abertura especial a abertura será a partir das 19 horas. Nos dias 24 e 25, será a programação tradicional, iniciando às 8h30, com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos. Durante o simpósio, haverá ainda uma sessão especial para apresentação da cartilha de relatório das atividades da Fundação, possibilitando que as ações da Fapero sejam amplamente divulgadas e reconhecidas.
O evento de abertura será marcado por uma mesa composta pelo presidente da Fapero, diretores do Departamento de Apoio à Pesquisa, de Formação em Recursos Humanos e do Departamento de Inovação e Transferência de Tecnologia da Fapero, além de autoridades do governo do estado, com as devidas solenidades para dar início ao evento. Além disso, haverá a entrega da Portaria do Centelha II, acompanhada do encerramento e da apresentação dos cases de sucesso desse programa. O Centelha é um programa de apoio ao empreendedorismo, fundamental para o estímulo à criação de empreendimentos inovadores e responsável por disseminar a cultura empreendedora no Brasil — e, principalmente, em Rondônia. Essa ocasião representa uma grande oportunidade para que os participantes conheçam o programa e possam se preparar para participar das próximas edições.
Nos dias 24 e 25 de julho, a realização do evento ocorrerá durante o dia, contando com palestras inéditas, pesquisadores renomados e muita troca de conhecimento. Como palestra de destaque do primeiro dia, o dr. Marcelo Speziali, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), “Pesquisa que vira produto: a ciência no caminho da propriedade intelectual”, trazendo novamente uma inserção do tema “inovação” ao evento.
A apresentação dos resumos selecionados para o “Prêmio Fapero de Banners Científicos” será realizada em dois momentos no primeiro dia: uma sessão pela manhã e outra pela tarde. Os dois dias de programação terão palestras com temas relevantes, que serão divulgados pelo Instagram da Fapero. Já a tão esperada premiação dos melhores banners será realizada ao final do segundo dia, juntamente a tradicional homenagem surpresa a um pesquisador que se destaca por sua contribuição significativa.
Ao final do evento, será realizado um momento cultural, que contará com coffee break e apresentação musical. Essa ocasião foi planejada para proporcionar uma oportunidade de networking [construção e manutenção de uma rede de contatos profissionais com o objetivo de trocar informações, conhecimentos e oportunidades] entre os participantes, possibilitando a troca de feedbacks, registro fotográfico junto aos painéis e o compartilhamento de experiências, além de oferecer um momento de descontração e agradecimento.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Realização de Simpósio de Ciência e Pesquisa, marca os 14 anos de fundação da Fapero apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.