O quadrinhista parintinense Romahs Mascarenhas, conhecido por seu trabalho na Maurício de Sousa Produções, lança neste domingo (8), em Manaus, a graphic novel ‘Akitãi e os Caçadores de Mapinguari’. A obra, que marca o início das atividades do Estúdio Romahs, mergulha no universo das lendas e mitos das etnias indígenas brasileiras, inaugurando uma saga épica.
A trama acompanha Akitãi, um jovem manauara que tem sua vida transformada por uma tragédia e embarca em uma jornada pela Amazônia encantada. Em sua aventura, ele encontra figuras lendárias como Mátinta Perê, Curupira, Mãe D’água, Cobra-Grande e o temido Mapinguari.

A graphic novel se baseia em narrativas como as do livro ‘Antes o Mundo Não Existia’, que apresenta a cosmogonia do povo Dessana, com a criação do universo atribuída a Yebá Beló, a Avó do Mundo. A obra é resultado de extensa pesquisa sobre as mitologias indígenas da região amazônica.
Com um traço que remete aos quadrinhos franceses e belgas, ‘Akitãi e os Caçadores de Mapinguari’ possui capa dura e dimensões de 28 x 20 centímetros, buscando um diálogo entre a estética internacional e as narrativas amazônicas. A publicação foi financiada pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM).


O lançamento, com entrada gratuita, acontece às 18h30 no Encruzilhada Bar, no Centro de Manaus, e contará com apresentações musicais de Famorelo e José Choque, com violino, harpa e violoncelo.


Com informações do Portal Amazônia.












