A Prefeitura de Porto Velho divulgou nesta semana o número de atendimentos realizados pela Ouvidoria Municipal, via telefone ou presencialmente, no primeiro quadrimestre deste ano. Ao todo, foram 393 acolhimentos, com média mensal de 90 atendimentos.
O balanço mostra que foram 161 solicitações, 195 reclamações, 56 denúncias, 14 sugestões, 7 elogios. Segundo a secretária-executiva da Ouvidoria, Carla Elizângela Brasil, o órgão foi criado no ano passado e os atendimentos estão aumentando: “Por isso, estes números são positivos. Através do serviço, é uma maneira da população participar da Administração Pública. Uma reclamação, por exemplo, c ontribui na melhoria da cidade”.
Intermediadora

Carla informou ainda que a Ouvidoria Municipal atua como uma intermediadora na solução de problemas junto às secretarias municipais. Por demanda, foi verificado que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) liderou a procura com 79 indicações, seguidas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com 58 e, em terceiro lugar, a Subsecretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Suop), com 36.
“Nem tudo conseguimos resolver com tanta velocidade, sobretudo com o que se refere a pavimentação de vias, por exemplo. Por isso, tivemos no período 103 casos (26%) que ficaram em tramitação para atendimento naquele quadrimestre”, exemplificou Carla Elizângela, destacando que dos questionamentos, 49% foram respondidos e 25% dos casos resolvidos.
A Ouvidoria Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para mais informações, ligue 0800 6474717 ou (69) 3901 3141.