Modelos de ressocialização são destaque e servem de exemplo para outros estados
Rondônia apresentou seus projetos de ressocialização no sistema prisional a uma comitiva do Acre, formada por representantes do sistema de justiça. A visita, organizada pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e acompanhada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do sistema carcerário, ocorreu na quinta-feira (11) nas unidades prisionais de Buritis e Vilhena.
Inspiração e Reconhecimento
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, é uma honra ver o estado servir de modelo para outras regiões. “É gratificante ter Rondônia como inspiração para outros governos. Recentemente, recebemos uma comitiva do Maranhão para conhecer o projeto Pintando a Liberdade. Esses projetos são um reconhecimento do nosso trabalho”, destacou.
Projetos Apresentados
Buritis – Projeto Novo Olhar: Utiliza a mão de obra dos reeducandos para limpeza, manutenção e conservação do município, em parceria com a prefeitura.
Vilhena – Projeto Semear e Ressocializar: Emprega reeducandos na manutenção e limpeza de espaços públicos, também em convênio com a prefeitura local.
Buritis e Vilhena – Fábrica de Artefato de Concreto: Produz itens de concreto para a construção civil, empregando reeducandos.
Detalhamento dos Projetos
Durante a visita, Fábio Recalde, gerente de Reinserção Social da Sejus, explicou aos participantes da comitiva como funcionam os projetos, desde a concepção até a implementação. Recalde enfatizou que essas práticas de Rondônia podem contribuir para melhorar a ressocialização em outros estados.
Com informações do Governo do Estado de Rondônia.