A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim dos Migrantes, recebeu a visita de acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (Unir), que desenvolveram um projeto de extensão com foco na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
A atividade foi conduzida pela universitária Neliane Silva Valete, que já participou de outras ações no CRAS. O projeto, inicialmente voltado ao uso da tecnologia por crianças e adolescentes, foi adaptado para abordar a temática do Maio Laranja, mês de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
“O projeto foi idealizado como parte das nossas atividades acadêmicas e escolhemos o CRAS Jardim dos Migrantes pela parceria e acolhimento que sempre tivemos aqui, especialmente com o apoio da Nilza, coordenadora da unidade”, destacou Neliane.
Durante o encontro, os adolescentes participaram de atividades lúdicas e educativas, como quizzes e jogos interativos, que abordaram os perigos ocultos por trás de jogos eletrônicos e redes sociais, além de orientações sobre os canais de denúncia e proteção disponíveis.
“O mundo digital é uma realidade muito presente na vida dos jovens. Pensamos que, se utilizássemos essa linguagem que eles dominam e gostam, conseguiríamos captar a atenção deles para temas sérios e urgentes. E funcionou. Eles participaram, se envolveram e refletiram sobre os riscos e como se proteger”, acrescentou a universitária.
A ação integra as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e faz parte da programação do Maio Laranja e da Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, reforçando o compromisso da administração municipal com a promoção de ações educativas, de prevenção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes.