Informação é com a gente!

27 de março de 2026

Informação é com a gente!

27 de março de 2026

Projeto universitário promove conscientização sobre perigos digitais no CRAS Jardim dos Migrantes

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

19/03/2026
Publicação legal: Aviso de dispensa de licitação
03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim dos Migrantes, recebeu a visita de acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (Unir), que desenvolveram um projeto de extensão com foco na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.

A atividade foi conduzida pela universitária Neliane Silva Valete, que já participou de outras ações no CRAS. O projeto, inicialmente voltado ao uso da tecnologia por crianças e adolescentes, foi adaptado para abordar a temática do Maio Laranja, mês de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“O projeto foi idealizado como parte das nossas atividades acadêmicas e escolhemos o CRAS Jardim dos Migrantes pela parceria e acolhimento que sempre tivemos aqui, especialmente com o apoio da Nilza, coordenadora da unidade”, destacou Neliane.

Durante o encontro, os adolescentes participaram de atividades lúdicas e educativas, como quizzes e jogos interativos, que abordaram os perigos ocultos por trás de jogos eletrônicos e redes sociais, além de orientações sobre os canais de denúncia e proteção disponíveis.

“O mundo digital é uma realidade muito presente na vida dos jovens. Pensamos que, se utilizássemos essa linguagem que eles dominam e gostam, conseguiríamos captar a atenção deles para temas sérios e urgentes. E funcionou. Eles participaram, se envolveram e refletiram sobre os riscos e como se proteger”, acrescentou a universitária.

A ação integra as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e faz parte da programação do Maio Laranja e da Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, reforçando o compromisso da administração municipal com a promoção de ações educativas, de prevenção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Página inicial / Rondônia / Ji-Paraná / Projeto universitário promove conscientização sobre perigos digitais no CRAS Jardim dos Migrantes