A Dinamarca, país localizado ao norte do continente europeu, sedia, desde segunda-feira (12/9), a 3ª Edição do Projeto “Na Sala do Mundo”. Essa é uma das principais iniciativas implementadas neste ano pela Escola Judicial (Ejud-14) do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), com vistas à troca de experiências e vivências com outros sistemas de justiça para o aprimoramento, democratização e ampliação dos mecanismos de acesso à justiça.
A edição conta com a participação da presidente do Regional e diretora da Ejud-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, da vice-diretora da Ejud-14, Fernanda Antunes Marques Junqueira, do presidente do TRT-17 (ES) e do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), desembargador Marcello Maciel Mancilha, e da diretora da Escola Judicial do TRT-16 (MA), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva.
No primeiro dia, a comitiva brasileira esteve na Faculdade de Direito da Universidade de Copenhagen, uma das mais tradicionais do mundo, estabelecida em 1479. Na ocasião, os magistrados brasileiros foram recebidos pelas professoras Mette Hartlev (PhD, LL.D) e Nicole Christiansen.
Nesta quarta-feira (14/9), os juízes participaram de uma programação especial na Corte do Trabalho e na Suprema Corte da Dinamarca. O intercâmbio proporcionou aos membros dos dois países conhecer os respectivos sistemas de justiça, inclusive, a peculiar estrutura organizada para a solução dos conflitos trabalhistas, seguido de profícuos debates. A delegação foi recepcionada pelo Presidente da Corte do Trabalho e Ministro da Suprema Corte, Oliver Talevski. No período da tarde, a apresentação ficou por conta do Ministro Poul Dahl Jensen, a demonstrar o papel da Suprema Corte dinamarquesa, seguido de uma conversa com o Presidente daquela Casa, Thomas Rørdam.
A programação continua nesta quinta-feira (15/9) com a visita à Administration Court e encerra na sexta-feira (16/9), com a visita à Corte de Frederiksberg.











