Foto: Kamila Rangel Primo Fernandes/Acervo pessoal
Um projeto inovador, amparado pelo Programa Ciência na Escola (PCE), edital n° 002/2024, utiliza bioinformática, modelagem e impressão 3D para ensinar de forma dinâmica e didática sobre os hormônios que compõem o universo feminino, além de estimular a pesquisa científica em estudantes do Ensino Médio no Amazonas.
A pesquisa, intitulada ‘Estudo químico e biológico de estruturas hormonais femininas através da bioinfomática, modelagem e impressão 3D’, foi coordenada pela doutora em Química, Kamila Rangel Primo Fernandes, e contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
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O projeto foi desenvolvido com alunas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Marcantonio Vilaça, localizada na Avenida Max Teixeira, no bairro Mundo Novo, Zona Norte de Manaus. A iniciativa permitiu que as estudantes compreendessem as moléculas químicas específicas do corpo feminino, como os hormônios, além de doenças e formas de prevenção relacionadas à saúde da mulher.
As participantes também aprenderam a modelar estruturas químicas e imprimi-las em 3D utilizando os softwares Tinkercad e Chemdraw.

“O projeto durou seis meses, com execuções de modelagem e impressão 3D de moléculas hormonais”, disse a coordenadora Kamila Rangel Primo Fernandes.
De acordo com a coordenadora, o apoio da Fapeam foi fundamental para promover a integração da biologia, da saúde e da informática para estudantes do Ensino Médio.
“O apoio foi importante para integrar tópicos relativos à saúde da mulher no ensino de ciências, promovendo não apenas uma educação mais inclusiva e representativa, mas também contribuindo para a formação de indivíduos conscientes sobre questões de gênero e saúde”, comentou Kamila Rangel.
A metodologia do projeto utiliza abordagens ativas que aprimoram o ensino e a aprendizagem sobre temas como saúde feminina, hormônios, ciclos femininos, menstruação, gravidez na adolescência e o estudo químico de moléculas hormonais, entre outros aspectos.
Teoria e prática do projeto
Kamila Rangel Primo Fernandes destacou que as estudantes construíram seus modelos com base em seus conhecimentos prévios e nas informações fornecidas, como dados experimentais, textos e discussões. Essa fase explorou a criatividade e as concepções iniciais, servindo como ponto de partida para o processo de modelagem.
Em seguida, as alunas representaram os modelos elaborados de forma concreta, utilizando desenhos, diagramas, representações matemáticas ou construções físicas. Essa etapa permitiu a visualização e a comunicação das ideias que fundamentam os modelos. 
O projeto também integrou o ensino e a aprendizagem de conteúdos de química por meio da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), utilizando a impressora 3D de forma interdisciplinar.
Sobre o Programa Ciência na Escola
O Programa Ciência na Escola é uma iniciativa da Fapeam voltada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus ou Tefé em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica na educação básica.
*Com informações da Fapeam
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Com informações do Portal Amazônia.











