Informação é com a gente!

22 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

22 de dezembro de 2025

Projeto no Amazonas utiliza bioinformática e impressão 3D para ensinar sobre hormônios femininos

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

Foto: Kamila Rangel Primo Fernandes/Acervo pessoal

Um projeto inovador, amparado pelo Programa Ciência na Escola (PCE), edital n° 002/2024, utiliza bioinformática, modelagem e impressão 3D para ensinar de forma dinâmica e didática sobre os hormônios que compõem o universo feminino, além de estimular a pesquisa científica em estudantes do Ensino Médio no Amazonas.

A pesquisa, intitulada ‘Estudo químico e biológico de estruturas hormonais femininas através da bioinfomática, modelagem e impressão 3D’, foi coordenada pela doutora em Química, Kamila Rangel Primo Fernandes, e contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O projeto foi desenvolvido com alunas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Marcantonio Vilaça, localizada na Avenida Max Teixeira, no bairro Mundo Novo, Zona Norte de Manaus. A iniciativa permitiu que as estudantes compreendessem as moléculas químicas específicas do corpo feminino, como os hormônios, além de doenças e formas de prevenção relacionadas à saúde da mulher.

As participantes também aprenderam a modelar estruturas químicas e imprimi-las em 3D utilizando os softwares Tinkercad e Chemdraw.

projeto que ensina estruturas hormonais femininas com bioinformática, modelagem e impressão 3D
Foto: Kamila Rangel Primo Fernandes/Acervo pessoal

“O projeto durou seis meses, com execuções de modelagem e impressão 3D de moléculas hormonais”, disse a coordenadora Kamila Rangel Primo Fernandes.

De acordo com a coordenadora, o apoio da Fapeam foi fundamental para promover a integração da biologia, da saúde e da informática para estudantes do Ensino Médio.

“O apoio foi importante para integrar tópicos relativos à saúde da mulher no ensino de ciências, promovendo não apenas uma educação mais inclusiva e representativa, mas também contribuindo para a formação de indivíduos conscientes sobre questões de gênero e saúde”, comentou Kamila Rangel.

A metodologia do projeto utiliza abordagens ativas que aprimoram o ensino e a aprendizagem sobre temas como saúde feminina, hormônios, ciclos femininos, menstruação, gravidez na adolescência e o estudo químico de moléculas hormonais, entre outros aspectos.

Teoria e prática do projeto

Kamila Rangel Primo Fernandes destacou que as estudantes construíram seus modelos com base em seus conhecimentos prévios e nas informações fornecidas, como dados experimentais, textos e discussões. Essa fase explorou a criatividade e as concepções iniciais, servindo como ponto de partida para o processo de modelagem.

Em seguida, as alunas representaram os modelos elaborados de forma concreta, utilizando desenhos, diagramas, representações matemáticas ou construções físicas. Essa etapa permitiu a visualização e a comunicação das ideias que fundamentam os modelos. projeto que ensina estruturas hormonais femininas com bioinformática, modelagem e impressão 3D

O projeto também integrou o ensino e a aprendizagem de conteúdos de química por meio da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), utilizando a impressora 3D de forma interdisciplinar.

Sobre o Programa Ciência na Escola

O Programa Ciência na Escola é uma iniciativa da Fapeam voltada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus ou Tefé em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica na educação básica.

*Com informações da Fapeam

O post Projeto ensina estruturas hormonais femininas com bioinformática, modelagem e impressão 3D no Amazonas apareceu primeiro em Portal Amazônia.

Com informações do Portal Amazônia.

Página inicial / Saúde / Projeto no Amazonas utiliza bioinformática e impressão 3D para ensinar sobre hormônios femininos