Informação é com a gente!

21 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

21 de fevereiro de 2026

Projeto incentiva meninas de assentamentos na Amazônia a seguir carreiras científicas

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025

Um projeto da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), o ‘Meninas nas Agrárias’, está abrindo portas para adolescentes de assentamentos rurais no Pará que sonham em seguir carreiras científicas. A iniciativa busca desmistificar a ideia de que áreas como Agronomia e outras ciências exatas são predominantemente masculinas.

Coordenado pela professora Ruth Almeida, o projeto começou com ações em ilhas próximas a Belém e expandiu-se para municípios como Capitão Poço, Mãe do Rio e Irituia. A proposta é apresentar a universidade, seus laboratórios e cursos, por meio de visitas guiadas e conversas com alunas universitárias, incentivando as jovens a considerarem o ensino superior.

Presença de mulheres na UFRA representa grande maioria na instituição. Foto: Arquivo Pro-Semeia

“O projeto nasce desse debate de termos mais meninas fazendo ciência. Que elas podem estar na universidade. Já sabemos oficialmente que temos mais meninas no ensino fundamental, médio, superior e pós-graduação. Mas em áreas como Exatas e Agrárias, ainda há uma percepção, principalmente na UFRA, de que é um espaço muito masculino”, explica Ruth Almeida.

Antônia Cleane Silva, estudante de Agronomia, participa do projeto como mentora, compartilhando sua experiência e inspirando as jovens. Ela destaca a importância de mostrar que é possível conciliar a vida no campo com a busca por conhecimento científico e a transformação da realidade da agricultura familiar. “Como menina do interior, estar na universidade representa não apenas uma conquista pessoal, mas também a possibilidade de levar conhecimento técnico para minha família e para as comunidades rurais das quais faço parte.”

O ‘Meninas nas Agrárias’ faz parte do Pró-Semeia, uma rede nacional que fortalece a agricultura familiar e promove a inclusão de mulheres na ciência. A UFRA, que já conta com uma reitora pró-tempore e um grande número de professoras e alunas, busca adaptar sua estrutura para acolher melhor as estudantes, considerando suas necessidades específicas, como a maternidade e a proteção contra a violência.

Com informações do Portal Amazônia.

Página inicial / Amazônia / Projeto incentiva meninas de assentamentos na Amazônia a seguir carreiras científicas