Projeto da UNIR em Rondônia Utiliza Terapia com Cavalos para Estimular Saúde Mental e Física

peixe-post-madeirao-48x48

Projeto da UNIR em Rondônia Utiliza Terapia com Cavalos para Estimular Saúde Mental e Física

peixe-post-madeirao

Iniciativa promove momentos de relaxamento e descontração através do contato com cavalos, sendo acessível a pessoas com e sem deficiência.

Professores do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) inovam com um projeto que utiliza terapias assistidas com cavalos para proporcionar bem-estar. O objetivo é estimular o desenvolvimento físico e mental, sendo aberto a diversos públicos, incluindo pessoas com habilidades variadas.

As atividades, realizadas todas as sextas-feiras às 16h no Centro Educacional de Integração Natural (Cedin) do Campus UNIR de Presidente Médici, oferecem momentos de visitação, recreação e distração em contato direto com os animais. Totalmente gratuitas, são orientadas por professores do projeto, proporcionando benefícios educacionais e terapêuticos.

A coordenadora, professora Bruna Rafaela Pazdiora, destaca os benefícios, desde a parte educacional até terapêutica. A atividade é indicada para ansiedade, Alzheimer e transtorno do espectro autista (TEA). As interações, que incluem escovação, banho e montaria guiada, contribuem para o desenvolvimento tátil e motor.

Além disso, a iniciativa tem uma vertente pedagógica, estimulando o desenvolvimento da linguagem e escrita com atividades educativas relacionadas ao universo dos cavalos.

A equipe do Cedin espera novas parcerias para expandir os serviços e atendimentos, destacando a importância de profissionais multidisciplinares. O projeto busca oferecer mais do que um local adequado, mas também atendimentos com psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Para agendar atendimentos ou obter mais informações, os interessados podem comparecer diretamente ao local ou entrar em contato com a professora Bruna pelo telefone (69) 9968-5717. O projeto conta com a participação de três professores e cinco alunos do curso de Zootecnia.

Além das atividades programadas, o Cedin está aberto diariamente em horário comercial, oferecendo um ambiente agradável para quem busca contato com a natureza.

Foto: Reprodução/Unir