Manaus possui diversos parques e áreas verdes que compõem a paisagem urbana. Para promover o conhecimento e a valorização desses espaços, o Projeto Atividade Curricular de Extensão (Pace) Parques Urbanos, vinculado ao Grupo de Pesquisa Árvores do Asfalto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atuou na divulgação desses locais ao longo de 2025.
De acordo com a coordenadora do projeto, Yêda Arruda, professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Ufam, o Pace busca valorizar os parques como espaços de lazer, cultura e conscientização ambiental. “O objetivo desse projeto de extensão é divulgar os parques urbanos da cidade de Manaus com intuito de promover a preservação ambiental e a qualidade de vida para os manauaras. O propósito também é de integrar o manauara aos espaços verdes como um local de prática de exercício, de socialização e valorização da flora local”, explica.
A equipe do Pace identificou 12 parques na cidade e produziu vídeos curtos para o Instagram (@arvoresdoasfalto) mostrando o histórico, acesso, atividades e flora de cada um. Até o momento, foram divulgados o Parque dos Bilhares, o Parque Senador Jefferson Peres, o Parque Municipal do Mindu e o Parque Cidade da Criança.

Yêda Arruda acredita que o projeto contribui para a ressignificação desses espaços na cidade, promovendo o conhecimento histórico e ambiental, incentivando o uso racional dos ambientes e a preservação da natureza. O Pace conta com uma equipe interdisciplinar de professores, colaboradores e estudantes das universidades Ufam e UEA, além da Faculdade Martha Falcão.
O Grupo de Pesquisa Árvores do Asfalto, criado em 2019, desenvolve trabalhos de avaliação de arborização e estudo de espécies nativas para o plantio urbano. A equipe planeja solicitar a continuidade do Pace para divulgar os demais parques de Manaus.
Com informações do Portal Amazônia.












