Informação é com a gente!

19 de março de 2026

Informação é com a gente!

19 de março de 2026

Projeto da deputada Cláudia de Jesus institui o Dia Estadual da Mulher Camponesa

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

Na luta pela valorização das mulheres camponesas e seu papel essencial na sociedade, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) obteve uma vitória com a aprovação do Projeto de Lei 102/23, que institui o Dia Estadual da Mulher Camponesa em Rondônia. A data, a ser celebrada anualmente em 14 de julho, agora faz parte do Calendário Oficial do Estado, reconhecendo o trabalho e a contribuição dessas mulheres como líderes, defensoras de direitos e gestoras de suas lavouras.

“É um avanço importante na valorização e no reconhecimento das mulheres camponesas, que desempenham um papel fundamental nas atividades rurais e no desenvolvimento socioeconômico de Rondônia. Elas são protagonistas ativas na agricultura, apresentando propostas de políticas públicas, lutando por seus direitos e contribuindo para o fortalecimento da produção agrícola do estado”, ressaltou a deputada.

Cláudia de Jesus destaca a necessidade de políticas públicas e programas governamentais direcionados para apoiar e incentivar o trabalho das mulheres camponesas. Ela ressalta a importância de valorizar suas atividades e garantir que elas recebam o apoio necessário para prosperar em suas lavouras.

 

Festa Camponesa

 

Em Jaru, foi realizada a 7ª edição da Festa Camponesa, que contou com a participação da deputada e reuniu cerca de 40 municípios e se tornou o maior encontro do campesinato no estado. Com o tema “Democracia e Esperança: Produzindo Alimentos Saudáveis e Justiça Social na Amazônia”, a festa proporcionou um espaço para troca de experiências, reflexão e valorização das mulheres camponesas, que são fundamentais para a segurança alimentar e a preservação das tradições rurais.

Página inicial / Política / Projeto da deputada Cláudia de Jesus institui o Dia Estadual da Mulher Camponesa