05 de fevereiro de 2025

Projeto Cidadania em Movimento começa neste sábado (25), em Porto Velho

peixe-post-madeirao

O slogan “A Prefeitura mais perto de você” traduz exatamente os objetivos da atual gestão do prefeito Léo Moraes que, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), coloca em prática os dizeres ao iniciar, no sábado (25), as ações do Projeto Cidadania em Movimento, que acontece na Praça CEU, localizada à rua Antônio Fraga Moreira, 1706, bairro JK, na capital.

A iniciativa, aberta a toda a comunidade, visa reforçar a importância da cidadania e o papel da Prefeitura em aproximar os serviços públicos da população. A programação inclui prestação de serviços gratuitos com a participação de inúmeros parceiros, entre eles, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); ComCard; Sine; Semdestur; DER; Semtran; Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE) e Sema.

Sobre a importância do projeto, a secretária da Semasd, Lucília Muniz, de Queiroz ressaltou que está na aproximação dos serviços públicos da população, garantindo que cidadãos, especialmente os que enfrentam maior vulnerabilidade social, tenham acesso facilitado a documentos essenciais, orientações, saúde e direitos básicos.

“O Cidadania em Movimento, determinado pelo prefeito Léo Moraes, vai ao encontro de suas diretrizes, ou seja, o de promover inclusão e dignidade, além de fortalecer o exercício da cidadania, eliminando barreiras burocráticas ou geográficas que podem dificultar o acesso a esses serviços”, afirmou a titular da Semasf.

 

SERVIÇOS GRATUITOS

– Emissão do Cadastro Único (CadÚnico);

– Emissão de carteira do idoso federal;

– Emissão de passe livre estadual;

– Emissão de 2ª vias de certidões e do CPF;

– Emissão de carteira de autista;

– Emissão de RG;

– Atendimento psicossocial;

– Emissão da carteirinha ID Jovem;

– Serviço de educação para o trânsito;

– Solicitação do programa “Mamãe Cheguei”;

– Condicionalidades do Programa Bolsa Família na Educação;

– Assessoria jurídica;

– Serviço do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;

– Serviço do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas);

– Serviço Família Acolhedora;

– Cadastro para alistamento e reservista;

– Educação ambiental;

– Atendimento médico e oftalmológico;

– Ministério do Trabalho e Emprego.