19 de setembro de 2024

Projeto atenderá a população de Cacoal com orientações sobre hanseníase

peixe-post-madeirao-48x48

Projeto atenderá a população de Cacoal com orientações sobre hanseníase

peixe-post-madeirao

Últimas notícias

Até hoje, quarta-feira (15), a carreta do “Projeto Roda Hans” atenderá a população de Cacoal com serviços de orientações para prevenir e exames para detectar casos de hanseníase. Além do público que agendou o atendimento nas unidades de saúde, o serviço é oferecido também às pessoas que procurarem o projeto sem agendamento.
O serviço que é oferecido através do Governo de Rondônia em parceria com a Prefeitura de Cacoal é realizado na carreta estacionada em frente à prefeitura. Na segunda e terça-feira, o atendimentos aconteceu até 18 horas. Já nesta quarta-feira, o trabalho será encerrado às 13 horas.
De acordo com a médica dermatologista Kazue Narahashi, que integra a equipe que está prestando serviços pelo projeto ao município, a ação que é realizada pela primeira no estado tem como principal foco impulsionar o diagnostico doença em estágio inicial. “Essa é uma doença que vai mutilando a pessoa aos poucos. Para garantir um tratamento eficaz é muito importante que seja descoberta logo no começo”, explica.
Ainda de acordo com a médica, o tratamento é realizado de graça nas unidades de saúde, e para melhorar ainda mais o diagnóstico da doença antes da chegada da carreta ao município as equipes da saúde local passaram por uma capacitação. “Muitas vezes as pessoas estão com a hanseníase, mas não sabem, pois até os profissionais de saúde confundem com outras doenças“, revela.
Adail Marchioli foi um dos pacientes atendidos pelo projeto, e que ao fim do procedimento saíram felizes com o resultado da consulta com o atendimento. “Eu estou com umas coceiras, por isso agendei a visita e fui muito bem atendido hoje. Graças a Deus não deu a doença, mas foi um alerta para mim que nunca tinha feito procedimento”, conta.
A prefeita Glaucione Rodrigues aproveitou a oportunidade do projeto para convidar a população a participar da ação. “A hanseníase é uma doença muita antiga, mas que infelizmente ainda causa muitos danos e, o Brasil é o segundo país com mais casos de pessoas contaminadas, por isso, peço a população para que venha conhecer os serviços que são oferecidos pelo projeto”, fala.