Foi aprovado dia 1º de setembro, às 19h, na Câmara Municipal de Rolim de Moura, o projeto Residência Terapêutica, da vereadora Cida da Saúde.
Requerimento nº 051/CMRM-2025 – Anteprojeto de Lei que dispõe sobre a criação e a manutenção pelo Poder Público de uma residência terapêutica no distrito de Nova Estrela, para acolher e cuidar de pessoas com vínculos familiares frágeis ou rompidos em razão de transtornos mentais.
A residência terapêutica é um modelo de moradia assistida destinado a pessoas com transtornos mentais graves que passaram longos períodos de interação em hospitais psiquiátricos, sem vínculos familiares e sociais que possibilitem a sua reinserção na comunidade.
Uma residência terapêutica no Distrito de Nova Estrela para acolher e cuidar de pessoas com vínculos familiares frágeis ou rompidos, nas seguintes situações: Diagnóstico de transtorno mental grave; Histórico de internação prolongada; Falta de suporte familiar ou social; Acompanhamento em CAPS, Idade mínima: 18 anos.
Fornecer apoio terapêutico individualizado para até 10 (dez) pessoas em estado de vulnerabilidade e capacidade mental, desassistida pela família, com laudos e encaminhamento para a residência terapêutica.