As Áreas de Proteção Permanentes (APP) localizadas nas margens que cortam a cidade estão recebendo tratamento especial da Prefeitura de Porto Velho. Os cuidados agregam a estes espaços uma estética diferente e, ao mesmo tempo, desestimulam a ocupação irregular.
O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) com o Programa APP Viva.
Júnior Cavalcante, secretário-adjunto da Sema, explica que o programa, que atende a uma determinação do prefeito Hildon Chaves, consiste na limpeza e urbanização das margens dos córregos.
O programa é complementado com a promoção da educação ambiental nas comunidades, onde é feita conscientização dos moradores sobre a necessidade de preservar a natureza.
“Com o programa, limpamos, evitamos o assoreamento, impedimos invasões e garantimos segurança e qualidade de vida às famílias que moram nas proximidades”, diz o secretário.
Com um mês de implantação, o Programa APP Viva já mudou um trecho da rua Silas Shockness, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto. Um dos lados do canal já está sendo preservado com a intervenção da Sema. Outras intervenções serão feitas na outra margem.











