Programa Crescendo Bem, do governo do Estado, é lançado em Ji-Paraná na RRSI

peixe-post-madeirao-48x48

Programa Crescendo Bem, do governo do Estado, é lançado em Ji-Paraná na RRSI

peixe-post-madeirao

A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) lançaram, na quinta-feira (26), o programa Crescendo Bem, no estande da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), na 9° edição da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI).

O programa estadual vai contemplar famílias com crianças de zero a três anos de idade, já atendidas pelo Programa Criança Feliz (CF) do governo federal, no valor de R$ 100. O programa sofreu alteração na nomenclatura do Programa Estadual Criança Feliz + para Crescendo Bem. devido à confusão que gerava com o Programa Estadual de Amparo à Infância.

O Crescendo Bem vai auxiliar cerca de 300 famílias, acompanhadas pela Semasf, por meio dos Centros de Referência Assistência Social (Cras) em Ji-Paraná, que têm a finalidade de oferecer desenvolvimento integral às crianças na primeira infância de acordo com contexto da família.

A secretária da Seas e primeira-dama de Rondônia, Luana Rocha, ressaltou a prioridade dos programas assistenciais voltados para atender a criança e a família. “Criamos muitos programas para atender aos rondonienses do nosso estado. Ficamos muito felizes de ver que o Prefeito Isaú [Fonseca] está aderindo e colocando em prática [o programa]”.

O diretor da Proteção Social Especial da Semasf, Gilson Lopes Soares, representou a secretária da Semasf, Ana Maria Vizeli. Ele ressaltou a parceria com o governo de Rondônia e a estrutura disponível para executar os programas assistenciais no município.

A juíza titular da 2ª e 3ª Vara Cível de Ji-Paraná, Ana Valéria Queiroz Ziparro, reforçou a necessidade de fortalecer os vínculos familiares nos primeiros meses de vida da criança, para torná-la um adulto melhor e afastar de situações criminais e traumáticas.

“Até os três anos de vida, desenvolvemos a personalidade das crianças, isso é comprovado. Depois é fazer o acompanhamento, orientando e auxiliando elas [crianças] nas dificuldades que aparecem no decorrer da vida. Uma criança bem cuidada é um adulto feliz”.