Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Professores de Boa Vista se destacam com projetos inovadores

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

As escolas de Boa Vista são palcos de histórias inspiradoras, construídas com o comprometimento e a paixão de mais de 3.600 profissionais da Rede Municipal de Ensino. Em celebração ao Dia do Professor (15 de outubro), a capital roraimense reconhece o papel fundamental desses educadores na transformação da sociedade, oferecendo conhecimento e abrindo caminhos para o futuro.

Entre os destaques, a professora Marcela Saramela, da Escola Municipal Jael da Silva Barradas, chamou a atenção em nível nacional com o projeto “A crise dos plásticos nos oceanos”. A iniciativa, publicada na Revista Nova Escola, une educação ambiental, mudanças climáticas e inteligência artificial para conscientizar os alunos do 3º ano sobre a importância da preservação marinha.

Educar para cuidar do planeta

A ideia surgiu da paixão de Marcela pelos oceanos e do desejo de tornar o aprendizado mais prático. “Quando vi que o tema nacional de ciências era sobre os oceanos, iniciei o projeto como uma proposta de conscientização sobre a importância de nossas ações para preservar a vida marinha e o nosso próprio futuro”, explica a professora.

Com o curso Professores da Era IA, oferecido pela Nova Escola, Marcela aprimorou o projeto, explorando como a inteligência artificial pode auxiliar na solução da crise dos plásticos. “Fizemos pesquisas e atividades para entender isso. O resultado foi incrível: os alunos se envolveram, as famílias participaram e o projeto foi um sucesso na feira de ciências da escola”, conta.

Ensinar é plantar o futuro

Com 16 anos de carreira, Marcela relembra com emoção o impacto da profissão. “Ser professora era meu sonho de menina e me sinto realizada. Tenho muitas histórias marcantes, mas nunca esqueço meu primeiro aluno autista. Juntos, superamos dificuldades e ele aprendeu a ler, concluindo o ano com sucesso. São histórias assim que mostram o poder da educação e do afeto”, compartilha.

Aprendizado que desperta consciência

Os alunos do 3º ano A, participantes do projeto, absorveram lições valiosas. “Aprendi que cuidar do oceano é cuidar da nossa vida. Mesmo morando longe do mar, nossas ações têm consequências. Se jogamos lixo na rua, a chuva leva para o rio e o rio para o oceano”, explica Ravi Souza Matos, de 8 anos.

Isabela Ariele da Silva Nascimento, também aluna da turma, acrescenta: “O projeto me fez entender que não adianta só falar, tem que agir. Comecei a catar o lixo em casa e a ajudar mais a natureza, porque quando a gente cuida dela, está cuidando de nós mesmos.”

Mais reconhecimento para a rede municipal

Outro professor que se destacou foi Claudinero Reis, da Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos. Ele venceu o 26° Prêmio Arte na Escola Cidadã, o maior prêmio de arte-educação do país, com o projeto “Mandala Educativa: Educando com Arte”. A iniciativa promoveu um ambiente acolhedor e criativo, utilizando mandalas para estimular a concentração, o senso estético e a cooperação entre os alunos.

Em Boa Vista, o Prêmio Meritocracia, promovido pela prefeitura, valoriza e incentiva a inovação na educação básica municipal. Com 12 edições, o prêmio já reconheceu mais de 2 mil educadores em diversas categorias, incluindo professores bilíngues em Wapichana e Macuxi, educadores de Libras, Braille, arte e educação física.

Página inicial / Especial Publicitário / Professores de Boa Vista se destacam com projetos inovadores