Professores da Rede Municipal participam de formação sobre metodologias ativas

peixe-post-madeirao

Professores da Rede Municipal participam de formação sobre metodologias ativas

peixe-post-madeirao
CAPACITAÇÃO SEMED (1)

Professores e estagiários da Rede Municipal de Ensino passam, nesta quarta (29) e quinta-feira (30), por uma formação para docentes do 1º ao 5º ano. O objetivo da formação é a inserção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A formação dos professores é de competência da Superintendência de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Núcleo de Ensino Fundamental. A ação pedagógica está sendo realizada no auditório da Semed, nos dois períodos, para atender os docentes no contraturno, ou seja, horário em que o professor não está em sala de aula.

De acordo com Alessandra Zelotes, coordenadora do Núcleo de Ensino Fundamental, o objetivo do uso das metodologias ativas é tornar o aprendizado, como o próprio nome já diz, mais ativo, mais participativo e mais colaborativo.

Hoje em dia, a sociedade passa por uma verdadeira revolução com a popularização da internet e dos smartphones, portanto, faz-se necessário o uso de técnicas e métodos interativos, envolventes e dinâmicos em sala de aula, que ultrapassem a transmissão e memorização do conhecimento e tire o aluno da condição de mero espectador.

“A ideia é tornar o aluno o protagonista de sua própria aprendizagem mudando, assim, o papel do professor em sala de aula”, explicou Alessandra.

A gameficação, trabalhar os conteúdos pedagógicos com jogos e aplicativos; e a sala de aula invertida, aulas menos expositivas e mais produtivas e participativas, são duas das várias metodologias ativas que estão sendo trabalhadas com os professores da Rede Municipal na formação, segundo as técnicas do Núcleo de Ensino Fundamental da Semed.

Como o tema perpassa as novas tecnologias, os professores já estão fazendo uso dos notebooks entregues a eles pela Prefeitura de Ji-Paraná. Na última sexta-feira (24), o Prefeito Isaú Fonseca, juntamente com o secretário municipal de Educação, Jeferson Barbosa, entregou os últimos equipamentos aos professores, em uma cerimônia na Escola Professora Dinalmir Barros de Lisboa.