Informação é com a gente!

27 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

27 de janeiro de 2026

Professores da Rede Municipal participam de formação sobre metodologias ativas

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

Professores e estagiários da Rede Municipal de Ensino passam, nesta quarta (29) e quinta-feira (30), por uma formação para docentes do 1º ao 5º ano. O objetivo da formação é a inserção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A formação dos professores é de competência da Superintendência de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Núcleo de Ensino Fundamental. A ação pedagógica está sendo realizada no auditório da Semed, nos dois períodos, para atender os docentes no contraturno, ou seja, horário em que o professor não está em sala de aula.

De acordo com Alessandra Zelotes, coordenadora do Núcleo de Ensino Fundamental, o objetivo do uso das metodologias ativas é tornar o aprendizado, como o próprio nome já diz, mais ativo, mais participativo e mais colaborativo.

Hoje em dia, a sociedade passa por uma verdadeira revolução com a popularização da internet e dos smartphones, portanto, faz-se necessário o uso de técnicas e métodos interativos, envolventes e dinâmicos em sala de aula, que ultrapassem a transmissão e memorização do conhecimento e tire o aluno da condição de mero espectador.

“A ideia é tornar o aluno o protagonista de sua própria aprendizagem mudando, assim, o papel do professor em sala de aula”, explicou Alessandra.

A gameficação, trabalhar os conteúdos pedagógicos com jogos e aplicativos; e a sala de aula invertida, aulas menos expositivas e mais produtivas e participativas, são duas das várias metodologias ativas que estão sendo trabalhadas com os professores da Rede Municipal na formação, segundo as técnicas do Núcleo de Ensino Fundamental da Semed.

Como o tema perpassa as novas tecnologias, os professores já estão fazendo uso dos notebooks entregues a eles pela Prefeitura de Ji-Paraná. Na última sexta-feira (24), o Prefeito Isaú Fonseca, juntamente com o secretário municipal de Educação, Jeferson Barbosa, entregou os últimos equipamentos aos professores, em uma cerimônia na Escola Professora Dinalmir Barros de Lisboa.

Página inicial / Educação / Professores da Rede Municipal participam de formação sobre metodologias ativas