18 de outubro de 2024

Produção industrial de São Paulo tem queda de 1,8% em julho

Estado, que lidera a indústria no país, contribui para retração de 1,4% no setor nacional

O estado de São Paulo, responsável por um terço da produção industrial do Brasil, registrou queda de 1,8% na produção em julho, puxando o resultado nacional, que também ficou negativo, com retração de 1,4%.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse levantamento complementa a pesquisa nacional divulgada no início do mês, que acompanha o desempenho do setor em 15 regiões do país.

Além de São Paulo, outros estados também apresentaram recuo, como o Pará (-3,8%) e a Bahia (-2,3%). Em São Paulo, o resultado interrompeu três meses consecutivos de crescimento, período em que a produção acumulou alta de 4,1%.

Influências na queda

De acordo com Bernardo Almeida, analista do IBGE, “a queda de 1,8%, acima da média nacional, eliminou parte do crescimento acumulado nos meses anteriores. A indústria farmacêutica foi um dos setores que influenciaram negativamente o resultado de São Paulo”.

Cenário pré-pandemia

Apesar do resultado negativo em julho, São Paulo ainda acumula crescimento de 4,7% no ano e 2,5% nos últimos 12 meses. Com isso, o setor industrial no estado está 2,2% acima do patamar registrado antes da pandemia, em fevereiro de 2020, superando a média nacional, que se encontra 1,4% acima do nível pré-pandemia.

No Pará, a queda de 3,8% foi impulsionada pela redução na produção de minerais não metálicos. Já na Bahia, o recuo de 2,3% foi atribuído à queda nos setores de produtos químicos e celulose.