Informação é com a gente!

28 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

28 de fevereiro de 2026

PRODUÇÃO – Capacitação fortalece apicultura de PVH

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global

Iniciativa busca reduzir custos de produção e valoriza o produto local

Com o objetivo de modernizar a produção e garantir autonomia aos apicultores locais, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), realizou uma série de oficinas práticas sobre o beneficiamento da cera apícola. A capacitação mais recente ocorreu na Associação de Apicultores do Município (APAM), neste sábado (28), reunindo cerca de 30 produtores interessados em aprender técnicas que agregam valor à cadeia produtiva do mel.

Para o apicultor Wanderlei, a modernização traz segurança e renda
Para o apicultor Wanderlei, a modernização traz segurança e renda

A iniciativa busca solucionar um gargalo econômico. Por meio do treinamento, os apicultores aprendem a utilizar equipamentos como o laminador e o cilindro alveolador, transformando a cera bruta em lâminas que servem de alicerce para as abelhas. Esse processo é fundamental para a produtividade, pois evita que o enxame gaste energia produzindo cera do zero, permitindo que foque na produção de mel.

Para o apicultor Wanderlei Chocolate, a modernização traz segurança e renda. “A apicultura vem se aperfeiçoando. Hoje temos mais segurança com o uso de macacões e também segurança ambiental, resgatando abelhas na cidade em vez de usar fogo”, destaca o produtor atendido, que chega a colher 100 kg de mel por ano, complementando a renda familiar.

De acordo com o gerente de assistência técnica da Semagric, Roseval Guzo, a meta é tornar o produtor independente. “O grande objetivo dessa oficina é diminuir o custo para o produtor e capacitá-lo a beneficiar sua própria cera. Isso vai baratear o custo em pelo menos 40% e tornar o produto final mais acessível ao consumidor”.

De acordo com o Roseval Guzo, a meta é tornar o produtor independente
De acordo com o Roseval Guzo, a meta é tornar o produtor independente

Reforçando o compromisso da gestão municipal com o setor, o prefeito Léo Moraes destacou a relevância estratégica da atividade para a capital, como uma ação criada para atender a todos dentro da capacidade técnica, aproveitando a produção de Porto Velho.

“Nossa gestão trabalha para diminuir o peso no bolso do produtor e garantir que ele tenha logística e fomento para avançar não apenas no mel, mas na produção de cera, pólen e própolis”, afirmou.

A capacitação, que conta com a parceria do Sistema Faperon/Senar, já passou por Nova Califórnia e Nova Mutum, consolidando o avanço da apicultura em toda a extensão rural de Porto Velho.

Texto: Maximus Vargas
Foto: José Carlos
Edição: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Com informacoes da Prefeitura de Porto Velho.

Página inicial / Porto Velho / PRODUÇÃO – Capacitação fortalece apicultura de PVH