Informação é com a gente!

28 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

28 de fevereiro de 2026

Presidente da FCJP visita obra de restauração do Museu das Comunicações

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global

O presidente da Fundação Cultural de Ji-Paraná (FCJP), Paulo Sérgio Rodrigues, mais conhecido como Serginho Alquimia, visitou a obra de restauração do Museu das Comunicações Marechal Rondon, no centro do município.

O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que consentiu na reforma simplificada do museu. Como é considerado patrimônio histórico nacional, o Museu das Comunicações não pode ter as características originais alteradas.

“Nós estamos com o Museu das Comunicações em reforma. Estamos correndo atrás, a respeito das originalidades do Museu. Hoje, estamos quebrando a cabeça, para saber onde vamos encontrar as telhas, se têm pessoas que fazem, pois se trata de um modelo de telha muito antigo”, explicou Serginho Alquimia.

Para restaurar o prédio com o máximo de fidelidade ao projeto original, o presidente da FCJP está convocando pioneiros do município, que possam ajudar com fotos do Museu das Comunicações ou com lembranças de como era a edificação que tem mais de 100 anos de história.

“Estou procurando alguns pioneiros do município, que tenham memórias e fotografias guardadas, para que a gente consiga manter o nosso museu totalmente original, assim como era antes”, detalhou Serginho.

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as visitações ao Museu das Comunicações já estavam suspensas, antes mesmo do início da obra de revitalização do prédio. Estão sendo restaurados os sistemas hidráulico e elétrico e o madeiramento do piso e teto, além da pintura externa e interna.

Página inicial / Geral / Presidente da FCJP visita obra de restauração do Museu das Comunicações