Com intuito de discutir temas fundamentais sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, o governo de Rondônia, representado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), participou da Oficina Técnica sobre Salvaguardas Ambientais em Programas de REDD+ e Projetos de Carbono Florestal, realizada em Brasília, entre os dias 8 e 10 de outubro.
O evento reuniu cerca de 200 participantes, incluindo representantes de governos, sociedade civil, organismos internacionais, setor privado, povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares, para discutir temas fundamentais sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
ABORDAGEM DOS TEMAS
Durante o encontro, foram abordados pontos-chave como a governança participativa, proteção de direitos, transparência na implementação dos projetos e a repartição justa de benefícios em programas de REDD+. A participação de Rondônia no evento, reafirma o compromisso do estado em colaborar para a construção de políticas que garantam a utilização responsável dos recursos destinados aos projetos de carbono florestal, promovendo a inclusão e o benefício direto de todas as comunidades envolvidas, especialmente os povos indígenas e tradicionais, em uma ação coletiva pelo futuro das florestas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou o papel de liderança do estado em iniciativas ambientais. “Rondônia tem o compromisso de proteger suas florestas e desenvolver políticas públicas que garantam a sustentabilidade. Nossa participação neste evento reforça o esforço contínuo de implementar programas de REDD+ com transparência e justiça para as comunidades envolvidas.”
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTABILIDADE
Para o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a oficina serviu para garantir a integração das políticas ambientais com o desenvolvimento econômico. “Estamos trabalhando para que os recursos destinados aos projetos de carbono florestal sejam usados de forma eficiente, trazendo resultados concretos, tanto para a preservação do meio ambiente quanto para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades de Rondônia. O equilíbrio entre esses dois aspectos é fundamental para o sucesso de nossas ações”, destacou.
A Oficina teve o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil), por meio do Projeto Floresta+ Amazônia, do Grupo de Trabalho de Salvaguardas nos Estados Amazônicos e do Green Climate Fund, dentro das atividades da Comissão Nacional para Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, Conservação dos Estoques Florestais, Manejo Sustentável e Aumento de Estoques de Carbono Florestal (Conaredd+).
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Preservação ambiental e desenvolvimento sustentável são discutidos durante oficina técnica em Brasília apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.