Duas preguiças-de-dois-dedos (Choloepus didactylus) foram resgatadas em áreas residenciais de Cacoal, Rondônia. Os animais, típicos da fauna amazônica, estão sob cuidados veterinários e serão devolvidos ao seu habitat natural após a recuperação.
A primeira preguiça, uma fêmea, foi encontrada debilitada na Linha 9, próximo a residências. Após receber alimentação, medicamentos e acompanhamento veterinário, apresentou melhora significativa. Dias depois, uma segunda preguiça foi localizada no bairro Teixeirão, em estado mais frágil, e segue em tratamento.
De acordo com a veterinária Bianca Bevilacqua, responsável pelo atendimento, ocorrências como essa são comuns nesta época do ano. ‘Nesse período de transição entre a seca e a chuva, as preguiças costumam sair em busca de locais com mais alimento e acesso à água. Por isso, é normal o aparecimento desses animais em estradas e até em residências’, explica.
O biólogo Wendel Lucas, especialista em consultoria ambiental, ressalta a importância da espécie para o ecossistema local.











