Informação é com a gente!

10 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

10 de fevereiro de 2026

Prefeitura leva sinal digital a distritos de Porto Velho

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025

A região amazônica ocupa grande parte do território nacional, mas tem carência de conexão com a internet. Para mitigar as demandas, a Prefeitura de Porto Velho está levando pontos de acesso gratuitos e ilimitados à rede wi-fi aos distritos.

A inovação chega aos distritos através de uma antena via Satélite Geoestacionário.

A intermediação da deputada federal Mariana Carvalho junto ao Ministério das Comunicações, com as tratativas iniciadas em 2020, foi fundamental para que o benefício fosse consolidado.

A instalação dos equipamentos já foi feita pela Telebrás nas sedes administrativas dos distritos de Calama, São Carlos e Demarcação. Nestas localidades, os moradores já podem ficar conectados. O alcance do sinal é de 200 metros dos pontos.

De acordo com o superintendente de Integração e Desenvolvimento Distrital do município, Vinícius Miguel, a carência de conexão deixa as comunidades ainda mais distantes, pois afeta as necessidades primárias, bem como a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

“Levar sinal de internet para estas localidades é um avanço importante. Garante acessibilidade e conectividade às populações locais, o que favorece o acesso à cultura, educação e pode impactar até mesmo em pequenos negócios”, destaca Vinicius Miguel. Segundo ele, o mais importante é aproximar pessoas em tempos de isolamento decorrente da pandemia.

ESSENCIALIDADE

A deputada federal Mariana Carvalho participou do processo de inclusão dos moradores dos distritos no universo digital que chega através do sinal de internet. Ela reconheceu a necessidade dos moradores, que foi apresentada pelo prefeito Hildon Chaves e pelo vice-prefeito Maurício Carvalho, que na ocasião ainda era vereador da capital.

 

O prefeito e o vereador, na época, explicaram como a comunicação ‘on-line’ é essencial para os distritos e como a internet os tiraria do isolamento, sobretudo em plena força da Covid-19.

A demanda foi apresentada por Mariana Carvalho ao ministro das Comunicações, Fábio Faria, que garantiu os investimentos.

Nos próximos dias, os distritos de Rio Pardo e União Bandeirantes também terão acessos liberados, pois as antenas já foram instaladas.

“É motivo de alegria saber que essas localidades já foram contempladas e centenas de pessoas são beneficiadas”, diz a deputada federal, ao garantir que, em breve, outras localidades contarão com as benfeitorias e os acessos liberados.

Página inicial / Tecnologia / Prefeitura leva sinal digital a distritos de Porto Velho