Na busca pela garantia do acesso à saúde em regiões remotas, a Prefeitura de Porto Velho passa a oferecer mais um ponto para atendimento médico através da telemedicina, agora no baixo Madeira. O primeiro distrito a receber o serviço é Nazaré, escolhido estrategicamente devido à localização centralizada.
O serviço, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através de parceria com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, está prestes a completar dois anos de funcionamento na capital e já atendeu mais de 4 mil pacientes. Com o novo ponto, a telemedicina passa a ter oito postos de atendimento médico na zona urbana e rural com dez especialidades à disposição da população.
Locomoção
A chegada da telemedicina ao baixo Madeira representa um marco significativo para a população ribeirinha, onde a dificuldade de locomoção é um desafio para o acesso aos serviços de saúde especializados. A chegada da tecnologia vai favorecer não apenas os moradores de Nazaré, mas também àqueles dos distritos de São Carlos, Calama e todas as comunidades localizadas na região.
A gerente da unidade de saúde de Nazaré, Maria Ângela Braga, comemora como um sonho realizado. Segundo ela, o serviço vai suprir uma demanda reprimida que a comunidade beiradeira aguardava há muito tempo. “Estamos muito felizes com esse serviço na nossa localidade, representa o rompimento de barreiras geográficas que limita nossa gente. Agora, os moradores poderão contar com uma rede de profissionais qualificados ao alcance de um clique, promovendo uma significativa melhoria na qualidade de vida dessas comunidades”, comemora a gerente.
Atendimento: O serviço de telemedicina é oferecido gratuitamente para qualquer pessoa. Para ser atendido, o paciente, que precisa passar por consulta com um dos especialistas disponíveis, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para realizar o agendamento.
Além de Nazaré, a telemedicina também está presente nos distritos de Extrema, União Bandeirantes e Jaci-Paraná. Em Porto Velho, os locais de postos de atendimento são Centro de Especialidades Médicas (CEM), USF Maurício Bustani, USF José Adelino e USF Areal da Floresta.