05 de fevereiro de 2025

Prefeitura de PVH reforça o combate ao descarte irregular de lixo no bairro Lagoa

peixe-post-madeirao

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), identificou um lixão a céu aberto na rua Pacu com Piramutaba, no bairro Lagoa, onde entulhos e móveis velhos foram descartados de forma irregular, prejudicando o trânsito de veículos e pedestres. Além de causar transtornos, essa situação representa sérios riscos à saúde pública, pois favorece a proliferação de doenças e compromete a qualidade de vida da população local.

Mais rápido – Preocupado com a gravidade do problema, o prefeito Léo Moraes determinou, na terça-feira (21), que a Semusb realizasse a limpeza da área o mais rápido possível. Essa ação faz parte da Operação Cidade Limpa que, em apenas 20 dias, já recolheu cerca de 10 mil toneladas de entulho em diferentes pontos da cidade.

Segurança – O descarte irregular de resíduos em vias públicas traz inúmeros problemas, como a formação de criadouros para mosquitos transmissores de doenças, além de obstruir ruas e calçadas, dificultando a mobilidade urbana e colocando em risco a segurança de motoristas e pedestres.

Diante disso, o prefeito reforça que a manutenção de uma cidade limpa depende da colaboração do poder público e da população. “Manter a cidade limpa é uma responsabilidade compartilhada. Precisamos que cada cidadão faça a sua parte e evite o descarte irregular de resíduos, que é um desrespeito ao meio ambiente e aos moradores”, afirmou.

Para enfrentar o problema, a Prefeitura faz um apelo à população para que descarte resíduos de forma correta e denuncie casos de descarte irregular por meio do Disque Denúncia da Semusb, via ligações ou mensagens por WhatsApp pelo número (69) 8473-2922. “Com a ajuda da população, as ações da Operação Cidade Limpa podem ser ainda mais eficazes, permitindo que áreas críticas sejam identificadas e tratadas rapidamente”, completou o prefeito.