Informação é com a gente!

25 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

25 de dezembro de 2025

Prefeitura de Porto Velho erradica árvores que prejudicam drenagem

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

A Prefeitura de Porto Velho deu início, nesta semana, a um grande projeto de melhoria urbanística e de infraestrutura da cidade, com a execução do serviço de desobstrução de galerias na região central, erradicando árvores que possuem raízes muito profundas e que destroem calçadas e entopem as tubulações. A ação acontece em conjunto com a Secretaria Municipal de Integração (Semi), por meio de sua subsecretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), e as subsecretarias municipais de Obras e Pavimentações (Suop) e Serviços Básicos (Semusb).

Segundo Álvaro Mendonça, secretário titular da Semi, após a retirada das árvores e a limpeza das galerias, serão plantadas outras espécies, com boa sombra e ideal para área urbana. As calçadas e meios-fios também serão recuperados e feito paisagismo. A ação foi iniciada pela Avenida Tiradentes que, há muitos anos, registra alagações devido ao sistema de drenagem existente estar obstruído.

“As árvores são de extrema importância para qualquer cidade. Além do embelezamento, ajuda a combater a poluição do ar e sonora, ajuda no clima e traz muitos outros benefícios. Porém, algumas espécies existentes em Porto Velho não são ideais e trazem prejuízos. Queremos uma cidade mais verde, com um projeto que atenda tanto ao meio ambiente quanto à infraestrutura, pois alagação além de causar transtorno para motoristas, pedestres e comerciantes, também ajuda na proliferação de doenças”, comentou.

Perfil

Ainda segundo Álvaro, além das avenidas, a prefeitura vai levar a ação para as principais ruas da cidade em que existam árvores com esse perfil, de raízes profundas, que estão prejudicando a drenagem e ainda de espécies, como as frutíferas, que causam insegurança e prejuízos ao atingirem pedestres e veículos.

De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Conservação Ambiental, Paulo Régis, chegam muitos pedidos nesse sentido, de cidadãos que tiveram vidros quebrados por frutos caídos, ou de espécies que atingem grandes alturas e encobrem a sinalização, ou a fiação elétrica, e ainda aquelas que caem devido a fortes chuvas e destroem carros e estabelecimentos.

Alexandro Miranda, subsecretário da Sema, destacou que equipe de Meio Ambiente dará todo o suporte técnico necessário para as demais secretarias envolvidas no projeto. As espécies possíveis de transplantio serão encaminhadas para o Viveiro Municipal. O trabalho mais pesado está acontecendo no período noturno e, pela manhã, máquinas da Semusb fazem o recolhimento dos troncos e galhos.

Página inicial / Porto Velho / Prefeitura de Porto Velho erradica árvores que prejudicam drenagem