Informação é com a gente!

25 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

25 de dezembro de 2025

Prefeitura de Porto Velho debate intercâmbio cultural com cidade italiana

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

As prefeituras de Porto Velho e Barge, cidade do norte da Itália, iniciaram estudos para estabelecer intercâmbio na área cultural. Os entendimentos estão sendo articulados através da primeira-dama Ieda Chaves e o vice-cônsul da Itália no Brasil, Cláudio Guastella. A proposta foi debatida com a presença do Prefeito Hildon Chaves em reunião virtual, nesta sexta-feira (4).

O artista plástico Bruno Souza é o intermediário entre as prefeituras. Ele é autor de obras instaladas em diversos pontos de Porto Velho. “Enviei quadros de minha autoria, como temas amazônicos, para exibição em uma amostra na Itália. As obras foram bem recebidas e surgiu o interesse de fazer algo maior para fazer com que outros artistas daqui sejam mais conhecidos”, explica Bruno.

A intenção das duas prefeituras é promover uma mostra internacional com artistas de Porto Velho e de Barge. Este será o primeiro passo para viabilizar o intercâmbio de pinturas e fotografias. Ao mesmo tempo, deve ser estabelecida uma forma facilitada de trânsito dos artistas entre um país e outro.

Bruno Souza é famoso por obras expostas em Porto Velho. Uma delas é a de “Manelão”, o empresário que organizou durante décadas a Banda do Vai Quem Quer, o maior bloco carnavalesco do estado. A escultura foi recentemente inaugurada no Mercado Cultural, no centro da cidade.

O prefeito Hildon Chaves comentou sobre a possibilidade de realização do intercâmbio: “Acredito que tão logo amenize a pandemia, poderemos discutir o início desta interação. Haverá ganho cultural para Porto Velho, que terá a chance de exportar a sua produção artística para outro continente”, afirmou.

A cidade de Barge fica na região do Piemonte, próxima à fronteira com a França e é famosa por seu acervo e mostras culturais.

Página inicial / Porto Velho / Prefeitura de Porto Velho debate intercâmbio cultural com cidade italiana